X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Que factores ambientais afectam o local onde os porcos se vão deitar?

O objectivo desta investigação foi determinar quais os factores ambientais, no espaço do parque, que diferem entre os locais onde os porcos escolhem para se deitar e as áreas que evitam.

21 Julho 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O objectivo desta investigação foi determinar quais os factores ambientais, no espaço do parque, que diferem entre os locais onde os porcos escolhem para se deitar e as áreas que evitam.

Os dados sobre condições climáticas externas e parâmetros de construção para explorações de engorda existentes foram inseridos num modelo térmico dinâmico (DT), gerando padrões de fluxo de calor e temperatura da superfície na estrutura que foram inseridos num modelo de dinâmica de fluidos (CFD) para gerar dados sobre os padrões espaciais teóricos de temperatura e velocidade do ar dentro de uma sala desta instalação num dia específico. A localização exacta de cada porco em seis parques seleccionados nesta sala foi tirada de imagens de câmaras de vídeo montadas no tecto em quatro momentos representativos ao longo do dia. Usando dados de temperatura e velocidade do ar extraídos a uma altura de 0,64 m sobre o solo e uma quadrícula de aproximadamente 600 mm para criar uma série de "células", foi calculada a temperatura de corrente de ar efectiva (TED) a partir dos modelos para cada célula. Utilizando um modelo de regressão sequencial, foi explorado até que ponto as localizações reais onde os porcos se deitam poderão ser previstas de forma fiável a partir das condições ambientais geradas pelos resultados do modelo e outros factores do parque.

Os resultados mostraram que a velocidade do ar, o TED e a proximidade de uma separação sólida do parque (todos significativos em P <0,05) tiveram um valor preditivo significativo e explicaram coletivamente 15,55% do desvio total explicado de 17,13%. Quando se considerou a presença de um porco adjacente, os resultados mostraram que deitar-se ao lado de um porco adjacente, oTED, a velocidade do ar e a temperatura representavam 53,9%, 1,3%, 1,5% e 0,5% de desvio nos padrões para se deitar, respectivamente (todos P <0,001).

Portanto, os resultados do modelo CFD podem proporcionar à indústria suína uma melhor compreensão de quais os factores ambientais que afectam a eleição da localização no momento de se deitarem, mesmo antes da construção da exploração.

Jackson, P.; Nasirahmadi, A.; Guy, J.H.; Bull, S.; Avery, P.J.; Edwards, S.A.; Sturm, B. Using CFD Modelling to Relate Pig Lying Locations to Environmental Variability in Finishing Pens. Sustainability 2020, 12, 1928. https://doi.org/10.3390/su12051928

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista