X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito do rácio triptófano:aminoácidos neutros sobre o rendimentos produtivo dos porcos na fase de acabamento

O incremento do rácio aminoácidos neutros:triptofáno não modifica as necessidades de triptófano em porcos na fase final da engorda.

11 Dezembro 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Um total de 96 porcos (inicialmente com 35,11 kg de peso vivo [PV]) foram utilizados num estudo de 214 dias de duração para determinar o efeito do rácio da digestibilidade ileal standarizada (DIE) do triptófano versus os aminoácidos neutros (AN) nos parâmetros dos porcos em fase de acabamento. Os currais de animais foram equilibrados por peso inicial e foram distribuídos aleatoriamente por cada uma das 4 dietas experimentais num desenho com 4 porcos por curral e 6 réplicas por tratamento. As dietas experimentais foram oferecidas em duas fases: fase de crescimento (35 a 48 kg de PV) e em fase de acabamento (83 a 98 kg de PV) oferecendo uma dieta comum entre ambas as fases de acabamento. As dietas experimentais constaram de (1) uma dieta à base de milho e soja e sem subprodutos de destilaria (DDGS), (2) uma dieta com base de milho e soja com 45% de DDGS, (3) uma dieta com base de milho e soja com DDGS mas suplementada com uma quantidade similar de AN à que apresenta a dieta com 45% de DDGS, uma dieta (4) CN suplementada com triptófano sintético para incrementar a DIE do rácio triptófano: AN. As dietas foram formuladas de forma similar para a fase final de engorda com excepção dos DDGS que foram reduzidos para 30%.

Na fase de crescimento (35 a 48 kg de PV), os porcos alimentados com 45% de DDGS mostraram uma pior eficiência alimentar (IC 2,48± 0,07) em comparação com os porcos que receberam as outras dietas (intervalo de 2,15 a 2,22; P=0,01) no entanto não foram encontradas diferenças nos outros parâmetros produtivos. Durante a fase de acabamento (83 a 98 kg de PV), o desenvolvimento dos porcos não se viu afectado pelas dietas experimentais.

Estes resultados sugerem que níveis altos de AN em relação ao nível de triptófano em dietas com 30% ou mais de DDGS pode não ser o responsável pelo aumento aparente dos necessidades de triptofano em crescimento e acabamento.

S Nitikanchana, MD Tokach, SS Dritz, JL Usry, JM DeRouchey, RD Goodband, JR Bergstrom, J L Nelssen. 2011. Determining the effect of the ratio of tryptophan to large neutral amino acids on the growth performance of finishing pigs. Swine Day Kansas State, 174 - 181.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista