Investigadores do CReSA, National Veterinary Institute (Technical University of Denmark), The Pirbright Insitute (Reino Unido) e do Centro de Investigación en Alimentación y Desarrollo (CIAD AC, Mexico) realizaram um estudo centrado inicialmente na detecção de isolados de PRRSV através do exame de grupos de sequências da ORF5 (genótipos 1 e 2) obtidos em todo o mundo e publicados previamente. Seguidamente, examinaram sequências genómicas completas com o objectivo de determinar os possíveis pontos de recombinação ao longo do genoma vírico. Para a ORF5 foram analisadas separadamente 11 conjuntos de sequências do genótipo 1, provenientes de diferentes áreas geográficas entre as quais duas asiáticas, uma americana, e sete europeias e 3 conjuntos de sequências do genótipo 2 provenientes de China, México e EUA.
Foram detectados possíveis pontos de recombinação em 10 dos 11 conjuntos do genótipo 1. Em nove casos, o agrupamento de, pelo menos, um isolado foi diferente antes e depois do ponto de recombinação. No genótipo 2, foram observados possíveis pontos de recombinação e agrupamentos diferentes de estirpes 2 de 3 grupos de sequências. Os resultados indicaram que a maioria dos grupos de sequências continha pelo menos uma sequência recombinante. Quando foram examinadas as sequências genómicas completas, tanto os conjuntos de sequências do genótipo 1 como as do genótipo 2 apresentavam pontos de recombinação (10 e 9 respectivamente) o que produzia topologias significativamente diferentes antes e depois do ponto de recombinação. Foram detectados genomas em mosaico em sequências do genótipo 1.
O PRRSV é um dos vírus mais importantes que afectam a produção suína em todo o mundo, causando grandes perdas económicas e problemas sanitários. Uma das perguntas chave sobre o PRRSV é sobre a sua diversidade genética, a qual se crê que tenha um impacto directo na imunobiologia, epidemiologia, diagnóstico e eficácia das vacinas. Uma das causas desta diversidade genética é a recombinação entre as estirpes. Este estudo proporciona evidência de que os isolamentos de PRRSV recombinantes são comuns na maioria dos países com produção suína significativa, especialmente o PRRSV do genótipo 1. Esta observação tem implicações sobre a correcta caracterização das estirpes de PRRSV, no futuro desenvolvimento dos estudos filogenéticos e no desenvolvimento de novas estratégias de controlo do PRRS. Além disso, este trabalho destaca a necessidade de uma compreensão mais profunda dos mecanismos e circunstâncias que intervêm na criação da diversidade genética do vírus de PRRS.
Martín-Valls GE, Kvisgaard LK, Tello M, Darwich L, Cortey M, Burgara-Estrella AJ, Hernández J, Larsen LE, Mateu E. Analysis of ORF5 and Full-Length Genome Sequences of Porcine Reproductive and Respiratory Syndrome Virus Isolates of Genotypes 1 and 2 Retrieved Worldwide Provides Evidence that Recombination Is a Common Phenomenon and May Produce Mosaic Isolates. J Virol. 2014 Mar;88(6):3170-81.