O objectivo deste estudo foi comparar os efeitos de duas vacinas comerciais com o vírus do síndrome reprodutivo e respiratório suíno (PRRSV) tipo 1 vivo modificado sobre a eliminação do PRRSV tipo 1 e tipo 2 no sémen de varrascos infectados experimentalmente.
Após a exposição ao PRRSV, os varrascos não vacinados mostraram um aumento na temperatura rectal diária (39,4 - 39,7 °C). A vacinação dos varrascos com o PRRSV tipo 1 reduziu significativamente a quantidade de carga viral do PRRSV tipo 1 no sangue e sémen após a exposição ao PRRSV tipo 1, mas apenas reduziu a quantidade de carga do PRRSV tipo 2 no sangue e sémen após a exposição ao PRRSV tipo 2. Não houve diferenças significativas na redução da virémia e eliminação seminal do PRRSV tipo 1 e tipo 2 entre as duas vacinas comerciais. A eliminação seminal do PRRSV foi independente da virémia. A redução da eliminação seminal do PRRSV tipo 1 coincidiu com o aparecimento de células secretoras de interferon-1 específicas de PRRSV tipo 1 (IFN-γ-SC) em varrascos vacinados com PRRSV tipo 1. As frequências de IFN-γ-SC específico para o PRRSV tipo 1 induzidas pela vacina do PRRSV tipo 1 foram relativamente altas em comparação com o IFN-γ-SC específico para o tipo 2 induzido pela mesma vacina, o que pode explicar o porquê da vacina do PRRSV tipo 1 ser mais eficiente na redução da eliminação seminal do PRRSV tipo 1 em comparação com o PRRSV tipo 2 em varrascos vacinados.
Estes resultados proporcionam informação clínica sobre como reduzir a eliminação seminal do PRRSV tipo 1 em varrascos usando a vacina viva modificada com o PRRSV tipo 1.
Park, C., Kim, T., Choi, K., Jeong, J., Kang, I., Park, S.-J. and Chae, C. (2017), Two Commercial Type 1 Porcine Reproductive and Respiratory Syndrome Virus (PRRSV)-Modified Live Vaccines Reduce Seminal Shedding of Type 1 PRRSV but not Type 2 PRRSV in Infected Boars. Transbound Emerg Dis, 64: 194–203. doi:10.1111/tbed.12361