As lesões nas caudas são importantes indicadores do bem-estar dos porcos que se podem registar durante a inspecção da carne, já que são mais visíveis na carcaça que no animal vivo. As mordeduras de cauda são associadas com uma diminuição do rendimento nos porcos que tenham sofrido de mordeduras, mas não é evidente se estes problemas de mordeduras de cauda se refletem nos valores gerais de rendimento da exploração. Os serviços de assessoria agrícola têm por objectivo melhorar a produtividade agrícola que poderá estar associada a melhoria de bem-estar dos porcos. Os registos são parte integrante desses serviços de assessoria.
O objectivo deste estudo foi examinar a influência da manutenção de registos no sistema irlandês do Teagasc eProfit Monitor (explorações ePM) sobre a prevalência das pontuações de severidade de lesões em cauda em porcos irlandeses. Além disso, foi estudada a associação entre a prevalência das pontuações das lesões em caudas e os parâmetros de produção a nível de exploração nas explorações que fazem parte do ePM. Após o escaldão/secagem são pontuadas as lesões na cauda (0 a 4) e registados tanto o sexo do animal como a exploração de procedência. As pontuações para as lesões na cauda foram divididas em: nenhuma lesão ou lesão leve (pontuação ⩽1), lesões moderadas (pontuação 2) e lesões graves (pontuação ⩾3).
Foram avaliadas um total de 13.133 porcos de 73 lotes procedentes de 61 explorações. No total, 23 explorações foram identificadas como explorações eMP. A prevalência média das lesões da cauda moderadas foi de 26,8% e das lesões graves foi de 3,4% num lote. Os lotes procedentes dos rebanhos de ePM tiveram uma menor prevalência de lesões de cauda moderadas em comparação com as explorações não-ePM (P <0,001). A pontuação média da lesão de cauda foi negativamente associada com a idade (P <0,05) e o peso (P <0,05) no momento da venda ou transferência dos leitões desmamados e tendeu a ser associada positivamente com o número de dias de engorda (P = 0,06). Além disso, a prevalência de lesões severas da cauda foi associada negativamente com o ganho médio diário dos leitões desmamados (P <0,05) e tendeu a fazê-lo com o ganho médio diário nos porcos de engorda (P = 0,08).
N. van Staaveren, D. L. Teixeira, A. Hanlon, L. A. Boyle. Pig carcass tail lesions: the influence of record keeping through an advisory service and the relationship with farm performance parameters. Animal. Volume 11, Issue 1. January 2017, pp. 140-146. DOI: https://doi.org/10.1017/S1751731116001117