X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Relação entre A. suum, agentes patogénicos pulmonares e parâmetros técnicos

Este estudo indica que a detecção serológica de A. suum em explorações de engorda é uma nova ferramenta de diagnóstico que pode ser utilizada para indicar a presença de infecção por ascáridos mediante a medição da intensidade da infecção.

2 Agosto 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O diagnóstico da presença do agente parasitário Ascaris suum, de alta prevalência e economicamente importante, em explorações suínas de engorda tem sido, até agora, um desafio. Actualmente, para medir a exposição ao agente parasitário apenas se utilizam o número de fígados afectados detectados no matadouro. No entanto, recentemente, foi desenvolvido um novo teste serológico baseado na detecção de anticorpos frente à molécula de hemoglobina de A. suum. O teste mostrou ser altamente sensível para a detecção da exposição a A. suum em porcos de engorda. Neste estudo, primeiro foi comparada a realização da serologia de A. suum com a percentagem de fígados afectados no matadouro e, posteriormente, foi investigada a relação entre os níveis de infecção por A. suum e a exposição a agentes patogénicos pulmonares importantes. Finalmente foram identificadas correlações entre os dados serológicos e os parâmetros técnicos de rendimento (TPI, pelas suas siglas em inglês) de 20 explorações de engorda belgas e 20 alemãs.

Tanto nas explorações belgas como nas alemãs, foi detectada uma relação significativa entre os valores médios elevados de serologias de Ascaris e as percentagens de fígados afectados (ρ = 0,63 e ρ = 0,75, respectivamente). Nas explorações belgas, tanto a serologia de Ascaris como a percentagem de fígados afectados foram negativamente correlacionados com o ganho médio diário (GMD) (ρ = -0,69 e ρ = -0,56, respectivamente). Utilizando a base de dados de Alemanha, apenas foi detectada uma relação marginal negativa entre a percentagem de fígados afectados e o GMD (ρ = -0,44, p = 0,053). Em contraste, só nas explorações alemãs, foram detectadas correlações entre a percentagem de pulmões afectados no matadouro e a elevada presença de A. suum e outros agentes patogénicos das vias respiratórias.

Este estudo indica que a detecção serológica de A. suum em explorações de engorda é uma nova ferramenta de diagnóstico que pode ser utilizada para indicar a presença de infecção por ascáridos mediante a medição da intensidade da infecção. Além disso, os resultados deste estudo também evidenciam que tanto as infecções por ascáridos como a exposição da exploração a agentes patogénicos das vias respiratórias têm um efeito significativo na produtividade e, portanto, todos estes factores devem ser considerados a avaliar a saúde do porco e a produtividade da exploração.

Johnny Vlaminck, Simon Düsseldorf, Lourens Heres, Peter Geldhof. Serological examination of fattening pigs reveals associations between Ascaris suum, lung pathogens and technical performance parameters. Veterinary Parasitology. Volume 210, Issues 3–4, 15 June 2015, Pages 151–158. doi:10.1016/j.vetpar.2015.04.012

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista