Investigadores finlandeses realizaram um estudo sobre o bem-estar em suiniculturas cujos objectivos foram, em primeiro lugar, investigar a relação entre as pontuações de bem-estar nas explorações avaliadas e os parâmetros produtivos das porcas e, em segundo lugar, saber que percepção os agricultores têm da relação entre a sua disposição, o bem-estar animal e a produtividade. Avaliaram-se as condições prévias do meio-ambiente e de maneio em matéria de bem-estar animal e entrevistaram-se suinicultores de 30 explorações suinícolas da Finlândia.
Quanto aos dados de produção, as melhores pontuações de bem-estar na categoria de "saúde e cuidados" durante a lactação correlacionaram-se com um ciclo reprodutivo mais curto e um menor número de leitões nascidos mortos e também explicaram algumas das variações no número de leitões por ano e na duração do intervalo entre partos. Os suinicultores mostraram-se de acordo com o facto de que os parâmetros de produtividade e os princípios da avaliação do bem-estar utilizados neste estudo eram relevantes. A maioria dos suinicultores consideraram que o bem-estar animal afecta a produtividade e que existem associações entre as atitudes dos tratadores, o bem-estar animal e a produtividade. Não se detectou nenhuma relação estatística entre a percepção dos suinicultores e o bem-estar animal; contudo, nas explorações onde os suinicultores apresentavam percepções positivas relativamente às atitudes dirigidas ao bem-estar e à produtividade, as taxas de mortalidade dos leitões e de morte fetal foram ligeiramente menores em comparação com as explorações onde os suinicultores sustentavam pontos de vista menos positivos.
Os investigadores chegaram à conclusão que as acções para melhorar o bem-estar dos animais também têm um impacto económico, já que aumentam a produtividade das porcas. As boas práticas pecuárias e animais mais sãos resultam em mais leitões nascidos e num ciclo reprodutivo mais curto.
Jääskeläinen T., T. Kauppinen, K.M. Vesala and A. Valros. 2014. Relationships between pig welfare, productivity and farmer disposition. Animal Welfare. 23: 435-443. doi: 10.7120/09627286.23.4.435