O objectivo do estudo foi caracterizar o polimorfismo do gene calpastatina identificado com os enzimas de restrição ApaLI, Hpy188I e PvuII em linha com duas raças suínas da Polónia e avaliar a relação entre o genótipo CAST e as características da carcaça.
A análise abarcou um total de 617 porcos de duas raças polacas, Landrace (185) e Large White (216) e uma linha sintética L990 (216). Todos os animais estudados pareciam ser monomórficos em dois loci: CAST/ApaLI e CAST/Hpy188I, ao passo que no locus CAST/PvuII foram observados três genótipos. A análise estatística foi realizada em cada raça, por separado, utilizando métodos de mínimos quadrados do procedimento GLM. O modelo incluiu o efeito do genótipo CAST, o efeito fixo do genótipo RYR1 e o efeito de pai. Já que o genótipo RYR1 poderia modificar de maneira significativa o efeito de outros genes, o efeito deste foi incluído no modelo estatístico.
A relação entre o polimorfismo e várias características produtivas foi identificado em cada um dos grupos de estudo. Os animais portadores do genótipo heterozigótico neste locus mostraram valores mais extremos em algumas das características analisadas. Os resultados sugerem que o genótipo CAST/PvuII pode ser utilizado para seleccionar características positivas da carcaça suína, sobretudo do peso e tamanho do lombo.
Urbański, P., Pierzchała, M., Terman, A., Kamyczek, M., Różycki, M., Roszczyk, A. and Czarnik, U. The relationship between the polymorphism of the porcine CAST gene and productive traits in pigs. Canadian Journal of Animal Science, 2015, 95(3): 361-367.
Doi: 10.4141/cjas-2014-186