Foram estudados os efeitos de dois métodos de desmame no desenvolvimento de porcos criados num sistema de lactação múltipla (LM) com cinco porcas e as suas ninhadas. Um grupo LM foi submetido a um processo de desmame gradual durante um período de 9 semanas de lactação, que incluiu lactação forçada intermitente (LI) por 10 h / d durante a quinta semana de lactação, seguido por um período de 4 semanas em que se conseguiu que as porcas se afastassem voluntariamente dos seus leitões (tratamento LI9). O outro grupo LM foi desmamado abruptamente às 4 semanas de idade e posteriormente alojado num parque de transição (tratamento A4). Com 9 semanas de idade, os leitões de ambos os tratamentos foram realocados para uma unidade de engorda em grupos com 35 porcos no máximo por tratamento. Foram estudados cinco lotes consecutivos de 10 porcas e suas ninhadas.
O desmame teve maior impacto nos leitões A4 do que no LI9 e a separação iniciada pelas porcas afectou os leitões LI9, demonstrada por um menor ganho de peso entre os dias 27 e 33 (0,90 ± 0,08 vs 1,51 ± 0,06 kg / porco), indicações de uma maior ocorrência de diarreia, um pico no comportamento do fuçar e níveis numericamente mais altos de agressão e comportamento oral prejudicial entre as semanas 4 -9. Para os porcos LI9, o desmame pareceu ter menos impacto. A ingestão de alimentos após a transição na unidade de engorda foi semelhante nos dois tratamentos, indicando que os porcos LI9 tiveram uma melhor transição apenas para uma dieta alimentar sólida e não mostraram indicadores comportamentais relacionados às dificuldades em lidar com o problema de pós-desmame. O processo de desmame prolongado provavelmente preparou o trato gastro-intestinal gradualmente para processar a alimentação sólida, o que pode explicar o melhor rendimento dos leitões LI9. Além disso, os benefícios do desmame gradual foram reflectidos em diferenças comportamentais ao longo da experiência. Entre as 4 e 18 semanas de idade, os porcos LI9 em geral mostraram menos focinho ventral, menos comportamento bucal prejudicial e menos lesões comportamentais e relacionadas com a agressão do que os porcos A4. Isso pode indicar um estado de menor stress dos porcos LI9.
Para concluir, os porcos LI9 suportaram melhor ambas as transições em comparação com os porcos A4 e o tratamento com desmame gradual teve efeitos benéficos a longo prazo, principalmente em relação ao comportamento. Portanto, o desmame gradual num sistema de lactação múltipla parece promissor para melhorar o rendimento, o comportamento e o bem-estar dos leitões.
S.E.van Nieuwamerongen, N.M.Soede, C.M.C.van der Peet-Schwering, B.Kemp, J.E.Bolhuis. Gradual weaning during an extended lactation period improves performance and behavior of pigs raised in a multi-suckling system. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2017.05.005Get rights and content