As propriedades físicas e químicas das rações podem alterar-se por efeito do processamento e da fabricação. Além disso, através de diversos mecanismos, a fabricação da ração pode também afectar o crescimento e o rendimento dos porcos e o valor nutritivo da dieta. De facto, sabe-se que a ração granulada pode melhorar o rendimento e a eficiência. No entanto, há poucos estudos que tenham avaliado a diferença entre o uso de alimentos migalhados ou farinados em porcas aleitantes.
O objectivo deste estudo foi avaliar o efeito de utilizar alimentos apresentados em migalhas ou farinha sobre o rendimento das porcas e seus descendentes durante a lactação. Foram utilizadas de 20 porcas (Landrace x Yorkshire), com peso vivo (PV) médio de 266,1 kg, 4 dias antes do parto para determinar o efeito da apresentação da ração sobre o rendimento das porcas aleitantes e suas crias. O estudo foi desenhado em 2 tratamentos com base na apresentação do alimento: 1) Alimento em migalhas (C) e 2) Alimento farinado (M) utilizando 10 repetições para cada tratamento. Durante a lactação foi registado o PV e a espessura da gordura dorsal a 4 dias (d) antes do parto, 1 dia depois do parto e ao desmame. A consistência das fezes ao dia 14 para as porcas e nos dias 7, 15 e 24 para os leitões foi avaliada. Utilizando a porca como unidade experimental, não foram observadas diferenças significativas (P> 0,05) sobre os rendimentos produtivo e reprodutivo entre os 2 tratamentos. Além disso, não foram observadas diferenças sobre o rendimento e crescimento dos leitões, nem para a consistência fecal das porcas ou leitões, entre tratamentos.
Pode-se concluir que a apresentação da ração em migalhas ou farinha não implicou nenhuma diferença sobre o rendimento produtivo da porca lactante e os seus leitões.
Kim, S. C., Li, H. L., Park, J. H., & Kim, I. H. (2015). Crumbled or mashed feed had no significant effect on the performance of lactating sows or their offspring. Journal of animal science and technology, 57(1), 1. http://dx.doi.org/10.1186/s40781-015-0078-9