Com o desenvolvimento da tecnologia de transferência de embriões (ET) não cirurgica na profundidade do útero (NsDU), é agora possível a aplicação comercial da ET em porcos. No entanto, há inúmeros factores que influem na eficácia da NsDU-ET que devem ser abordados.
O objectivo deste estudo foi avaliar os efeitos da paridade das receptoras desmamadas sobre a fertilidade e a prolificidade depois da NsDU-ET. As receptoras (n=120) foram seleccionadas em função do seu historial reprodutivo e condição corporal e agrupadas em três categorias segundo a sua paridade: porcas primíparas, porcas de paridade 2 e porcas de paridades de 3 a 5. Foram transferidos trinta embriões frescos (mórulas e blastócistos) sem cirugia para um dos cornos uterinos de cada receptora.
Em 98,3% das receptoras foi possível inserir o catéter NsDU-ET através da cérvix ao longo de um corno uterino. A paridade não influenciou o grau de dificuldade das inserções nem a percentagem de inserções correctas. O colo uterino e a parede uterina não foram perfurados durante as inserções e não foi observada descarga vaginal após a transferência em nenhuma das receptoras. Não houve diferenças nos índices de gestação (74,8%), índice de partos (71,2%) ou tamanho da ninhada (9,6 ± 3,3) entre os grupos. Além disso, não houve diferenças entre os grupos relativamente ao peso ao nascimento dos leitões ou à eficiência da produção de leitões.
Em conclusão, estes resultados mostram que as porcas desmamadas de paridade 1 a 5 são apropriadas para ser utilizadas como receptoras nos programas NsDU-ET, o que aumenta as possibilidades de utilização da transferência de embriões nas explorações receptoras.
Martinez, E., Nohalez, A., Martinez, C., Parrilla, I., Vila, J., Colina, I., Diaz, M., Reixach, J., Vazquez, J., Roca, J., Cuello, C. and Gil, M. (2016), The Recipients' Parity Does Not Influence Their Reproductive Performance Following Non-Surgical Deep Uterine Porcine Embryo Transfer. Reprod Dom Anim, 51: 123–129. doi:10.1111/rda.12654