A falha reprodutiva em porcas devido à infecção pelo vírus da gripe A foi descrita em publicações, mas apenas alguns estudos se concentraram na patogénese e nos sinais clínicos da infecção. Os relatos de casos indicam uma relação entre infecção pelo vírus da gripe A e o rendimento reprodutivo reduzido, apesar da dificuldade de reproduzir experimentalmente o resultado clínico do mau rendimento reprodutivo.
O objectivo do presente estudo de campo longitudinal foi comparar os parâmetros de rendimento reprodutivo antes e depois da implementação da vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1) pdm09 em explorações de porcas com infecção pandémica do vírus da gripe A.
Portanto, foram obtidos através de inquéritos os dados específicos de 137 explorações de porcas na Alemanha, com 60153 porcas, assim como a apresentação clínica da infecção. Além disso, os parâmetros de rendimento médio (taxa de repetições, taxa de abortos, taxa de nascidos mortos, número de leitões nascidos vivos por ninhada, taxa de mortalidade antes do desmame e número de leitões por porca por ano) foram registados durante 6 meses antes da vacinação e 6 meses depois de completar a vacinação primária.
Em 79,8% das explorações, a apresentação clínica da infecção foi caracterizada por rendimento reprodutivo reduzido. Estas descobertas foram confirmadas pela análise de parâmetros de rendimento, que revelaram uma diminuição significativa na taxa de repetição (p <0,001), na taxa de aborto (p <0,001) e na taxa de mortalidade antes do desmame (p = 0,023). ) e um aumento significativo no número de leitões nascidos vivos (p = 0,001) e leitões desmamados por porca ao ano (p <0,001) após a imunização. A taxa de nascidos mortos não mudou significativamente.
O presente estudo representa a primeira tentativa de demonstrar a relação entre a infecção pelo vírus da gripe A, a vacinação e a alteração dos parâmetros de rendimento reprodutivo, investigando um grande número de casos. Os resultados mostram que, ao vacinar contra o vírus da gripe A (H1N1)pdm09 pode ser conseguida uma melhoria do rendimento reprodutivo nas explorações de porcas com infecção pandémica do vírus da gripe A. Além disso, a grande quantidade de explorações com baixo rendimento reprodutivo após a infecção com o vírus mencionado anteriormente confirma a suspeita de uma relação entre a presença de forma pandémica do vírus da gripe A e as perdas reprodutivas.
Gumbert, S., Froehlich, S., Rieger, A. et al. Reproductive performance of pandemic influenza A virus infected sow herds before and after implementation of a vaccine against the influenza A (H1N1)pdm09 virus. Porc Health Manag 6, 4 (2020). https://doi.org/10.1186/s40813-019-0141-x