A caudofagia ou mordedura da cauda é um problema importante de bem-estar animal no sector suinícola. Diferentes estudos têm identificado vários factores de risco que podem contribuir para a caudofagia e propõem medidas de mitigação. Este estudo centrou-se nas seguintes medidas chave que afectam o risco de lesões por mordedura da cauda: melhoria da administração de palha, ventilação da sala, genética, densidade, saúde dos animais, utilização de material de enriquecimento e adopção de sistemas de alerta. O objectivo deste estudo foi o de analisar se estas medidas escolhidas para reduzir o risco de caudofagia na fase de engorda de suínos são rentáveis. O problema foi analisado em primeiro lugar, resumindo as intervenções possíveis de ser implementadas, os seus custos e os efeitos esperados sobre a prevalência das lesões; em segundo lugar, utilizando um modelo bio económico estocástico para simular a rentabilidade económica por lugar de engorda e por porco com diferentes níveis de prevalência de lesões; e em terceiro lugar analisando a magnitude da redução das lesões em diferentes níveis de prevalência inicial das lesões para cobrir os custos das intervenções. No modelo foram consideradas as lesões por mordedura de cauda de uma gravidade que necessitavam de uma acção (medicação, hospitalização do porco, outro tipo de cuidado ou adopção de medidas preventivas) por parte do suinicultor. Os resultados indicam orientações sobre os lucros e custos das intervenções estudadas.
Segundo os resultados se a prevalência média das lesões por caudofagia é de 10% os custos deste comportamento nocivo podem chegar a 2,3€ por porco abatido (~1,6% do valor da carcaça). As medidas que foram consideradas mais baratas de aplicar, como a disponibilização de material de enriquecimento, ou que proporcionaram melhorias na produção mais extensos como, melhorias na ventilação e na saúde dos animais, tornaram-se rentáveis com um nível de eficácia mais baixo que as medidas que se consideravam mais caras de aplicar (administração de palha, maior espaço disponível e sistemas automáticos de alerta precoce).
As medidas que foram consideradas mais eficientes para reduzir o risco de lesões por mordedura da cauda, como a administração de palha, podem ser rentáveis para a prevenção, especialmente quando o risco é alto. Em níveis de risco mais baixo, a disponibilização de material de enriquecimento e outras medidas mais baratas, mas relativamente mais efectivas podem jogar um papel importante. No entanto a escolha das medidas adequadas ao problema de cada exploração é fundamental. Por exemplo, se uma saúde deficiente ou parques sem materiais de enriquecimento estão a causar um risco elevado de lesões por caudofagia, a melhoria do maneio da saúde, o enriquecimento dos parques pode resolver o problema de uma forma muito rentável.
Niemi JK, Edwards SA, Papanastasiou DK, Piette D, Stygar AH, Wallenbeck A, Valros A. Cost-Effectiveness Analysis of Seven Measures to Reduce Tail Biting Lesions in Fattening Pigs. Frontiers in Veterinary Science. 2021; 8:1020. https://doi.org/10.3389/fvets.2021.682330