A frequência e a natureza dos contactos diários entre os tralhadores pecuários e seus os animais influenciam a qualidade de seus relacionamentos de maneira favorável (confiança nos seres humanos) ou desfavorável (medo dos seres humanos) ao animal. Isso pode afectar os resultados técnicos.
O objectivo do projecto RHAPORC foi, por um lado, medir a relação entre humanos e animais (RHA) e avaliar sua importância nos resultados técnicos e, por outro lado, identificar os factores que determinam o RHA.
A RHA foi avaliada por meio de testes de aproximação realizados em 52 explorações, para uma amostra de 30 porcas (classificação 2 e superior) e 5 primíparas (classificação 1) por exploração, durante o período de gestação. Dois observadores visitaram 26 explorações cada. Cada animal recebeu uma pontuação de reactividade de 0 (aproximação impossível) a 4 (manutenção do contacto físico por mais de 5 segundos). O rendimento do parto anterior foi registado, bem como os resultados técnicos anuais da exploração. Os trabalhadores pecuários foram separados em três perfis, com base nas entrevistas.
As pontuações variaram significativamente dependendo do número de partos (P < 0.001). Foram maiores nas primíparas (2,2) e porcas de classificação 2 e 3 (1,9) que nas de classificação 4 (≤ 1.7) e foram influenciadas por muitos factores: ambiente (sistema de alimentação, tipo de pavimento), tamanho do grupo, classificação de animais, perfil do trabalhador e práticas de quarentena. As pontuações mais altas, ou seja, 3 e 4, que reflectem a aceitação de contacto por parte da porca, foram associados a mais leitões totais e desmamados (P < 0.01). O rendimento do desmame das explorações foi melhor também para os trabalhadores cujo perfil se caracterizou pela importância da RHA na sua profissão (P < 0.05).
As nossas observações reafirmam a importância de uma boa relação entre os trabalhadores e os seus animais.
Courboulay, V., Kling-eveillard, F., Champigneulle, F., Fresnay, É., Pol, F. What the responsiveness of sows to humans tell us about their performance and living conditions. 52èmes Journées de la Recherche Porcine