X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Diferenças no microbioma vaginal e metabolitos séricos em porcas para avaliar o risco de prolapso de órgãos pélvicos.

As porcas com maior risco de prolapso de órgãos pélvicos têm metabolitos séricos e microflora vaginal diferentes.

31 Agosto 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A mortalidade de porcas atribuível ao prolapso dos órgãos pélvicos (POV) tem aumentado na indústria suína norte americana e continua a piorar. Os dois principais objectivos deste estudo foram: (1) elaborar um sistema de pontuação perineal que se possa correlacionar com o risco de POP e (2) identificar factores biológicos associados ao risco de POP. Para avaliar o risco de POP durante o final da gestação, foram pontuadas porcas (n=213) mediante um sistema de pontuação perianal (PS) desenvolvido recentemente. As porcas foram pontuadas como PS1 (baixo), PS2 (moderado) ou PS3 (alto) relativamente ao risco de POP.

Como resultado, 1,5, 0,8 e 23,1% das porcas pontuadas como PS1, PS2 e PS3, respectivamente, experimentarão POP. Para identificar os bio marcadores, foram recolhidas amostras de soro e vaginais de porcas no final da gestação que diferiam em PS. Utilizando cromatografia de gases e espectrometria de massa (GC-MS), foram identificadas 82 diferenças de metabolitos séricos entre os animais PS1 e PS3. Os hissopos vaginais foram utilizados para a sequenciação do gen ARNr 16S e foram detectadas diferenças nos microbiomas vaginais entre os animais PS1 e PS3 a nível comunitário juntamente com diferenças na abundância de 89 unidades taxonómicas operativas.

Em conjunto, estes dados demonstram que as porcas com maior risco de POP têm metabolitos séricos e microflora vaginal diferentes. Foi também possível determinar uma caracterizar inicial e nova do microbioma vaginal da porca.

Kiefer ZE, Koester LR, Showman L, et al. Vaginal microbiome and serum metabolite differences in late gestation commercial sows at risk for pelvic organ prolapse. Scientific Reports. 2021; 11:6189. https://doi.org/10.1038/s41598-021-85367-3

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista