A formulação de dietas para porcos que contenham co-productos fibrosos à base de energia líquida (EL) e nos valores de aminoácidos digestíveis ileais standartizados (DIS AA) são recomendadas para optimizar o crescimento dos porcos. No entanto, não foram avaliados os efeitos da aplicação deste método às dietas com níveis crescentes de sub-produtos de destilaria a partir de trigo-milho (tmDDGS) sobre os rendimentos dos animais. Esta experiência foi conduzida para determinar os efeitos do aumento de tmDDGS (1:1 trigo:milho) nas dietas de crescimento sobre o rendimento e digestibilidade total aparente (DTA) de energia e nutrientes. Um total de 48 porcos (25,5 kg de PV) foram alojados em currais formados por 2 machos castrados e 2 fêmeas balanceados para PV e foram alimentados com 4 dietas durante 42 dias. As dietas foram uma dieta basal à base de milho-cevada-farinha de soja com uma inclusão de 0%, 10%, 20% e 30% de tmDDGS e com valores similares de EL calculada e de DIS AA. As cinzas ácido insolúveis foram utilizadas como marcador indigestível.
O PV final e o ganho médio diário total (ADG) diminuíram linearmente (P <0,05) e a eficiência da alimentação tendeu a diminuir com o aumento da inclusão de tmDDGS. O consumo médio diário não foi afectado pelo tratamento. A DTA da matéria seca e energia diminuiu linearmente (P<0,01), enquanto que o DTA da fibra neutrodetergente aumentou linearmente (P<0,01) com o aumento do nível de inclusão. O aumento do conteúdo em tmDDGS não afectou (P> 0,10) a DTA do Ca e P.
Em conclusão, a taxa de crescimento dos porcos foi obstaculizada pelo aumento dos níveis dietéticos de tmDDGS apesar de as dietas terem sido formuladas para conter similar EL calculada e nutrientes digestíveis calculados similares aos da dieta controlo.
Agyekum, A.K., Woyengo, T.A., Slominski, B.A., Yin, Y.L. and Nyachoti, C.M. 2014 Effects of formulating growing pig diet with increasing levels of wheat-corn distillers dried grains with solubles on digestible nutrient basis on growth performance and nutrient digestibility. Journal of animal physiology and animal nutrition, 98; 651-658. DOI:10.1111/jpn.12112