X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Perfusão intravenosa regional ou medicação sistémica para o tratamento das coxeiras em porcas

Foram seleccionadas 20 porcas com coxeiras às quais foi aleatoriamente atribuído um tratamento sistémico com lincomicina ou porcas tratadas com lincomicina via intravenosa regional na extremidade (RLP).

11 Julho 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foram observadas porcas durante a sua entrada nas jaulas de parto ou durante a sua estadia nos currais de gestação. As suas coxeiras foram classificadas como de grau 1 (sem coxeira), grau 2 (coxeira) ou grau 3 (incapaz de caminhar). Foram seleccionadas 20 porcas com coxeiras às quais foi aleatoriamente atribuído um tratamento sistémico com lincomicina (controlo, n = 9, 11 mg/kg via intramuscular durante 3 dias consecutivos) ou porcas tratadas com 100 mg de lincomicina via intravenosa regional na extremidade (RLP) durante 30 minutos, uma vez por dia durante 3 dias (n=11).

Entre as porcas tratadas com RLP nas jaulas de parto a coxeira melhorou para grau 1 em 59% dos casos no dia 7 e em 83,3% dos animais a partir do dia 14 para a frente, enquanto que para o tratamento sistémico 80% melhorou para grau 1 no dia 7 e 100% no dia 14. Nas porcas alojadas nos currais de gestação não foi observada melhoria no grau de coxeira nos animais tratados com tratamento sistémico até ao dia 14, quando um animal de 4 foi qualificado como Grau 1 e os três restantes alcançaram o grau 1 a dia 21. Pelo contrário, no grupo RLP 60% e 80% dos animais tinham melhorado para grau 1 nos dias 7 e 21, respectivamente.

A análise de regressão logística univariável mostrou uma tendência que a localização em jaulas de parto leva a uma solução do problema de coxeiras aos 7 dias (p = 0,08) enquanto que aos 14 dias a melhoria é significativa em comparação com a localização em currais de gestação (p = 0,04).

Os resultados indicam que em algumas situações o RLP pode proporcionar uma resolução mais rápida das coxeiras de causa séptica e pode ser uma alternativa útil para o tratamento da coxeira em animais individuais.

Dominguez BJ, Duckworth LA, Jones ML. Comparison of regional limb injection to systemic medication for the treatment of septic lameness in female breeding swine. J Swine Health Prod. 2016;24(2):93–96.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista