X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Múltiplas rotas de transmissão do PCV2 a leitões em presença de imunidade materna

Estes resultados ilustram a importância da infecção materna, apesar de robusta imunidade anti-PCV2, na infecção precoce dos leitões recém-nascidos.

27 Julho 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Com o objectivo de determinar os riscos de exposição ao PCV2, a dinâmica de transmissão e o impacto imunológico no momento do parto foi examinado o status virológico e imunológico frente ao PCV2 das porcas e leitões pré-lactantes assim como o ambiente na sala de partos.

No estudo participaram 6 explorações de porcas reprodutoras localizadas no oeste dos Estados Unidos. O PCV2 estava amplamente distribuído nos animais e ambiente das salas de parto, independentemente do estado de vacinação das porcas. Foram observados níveis elevados de anticorpos específicos da cápside de PCV2 no soro e colostro das porcas e não foi observado um efeito aparente sobre a transmissão do PCV2 e a infecção dos leitões. Em 281 leitões pré-lactantes de 59 porcas foi detectado o ADN do PCV2 em 63% das amostras de soro e 93% dos esfregaços da pele axilar. O PCV2 estava presente em uma ou mais amostras de 58 das 59 porcas e no ambiente na zona de parto. A sequenciação de amostras de vírus infecciosos procedentes de porcas, leitões pré-lactantes e do ambiente mostrou que estes eram geneticamente similares em todas as explorações.

Em conclusão, os leitões infectam-se com o PCV2 de forma precoce (mesmo no útero) e estão sob constante desafio pelo PCV2 mediante o contacto com as porcas infectadas e um ambiente contaminado na zona de partos. A imunidade materna não afectou a transmissão do PCV2 aos leitões ou à carga viral nas porcas.

Estes resultados ilustram a importância da infecção materna, apesar da robusta imunidade anti-PCV2, na infecção precoce dos leitões recém-nascidos e a necessidade de desenvolver modelos de infecção adequados para esclarecer os mecanismos da imunidade protectora.

Dvorak CM, Lilla MP, Baker SR, Murtaugh MP; Multiple Routes of Porcine Circovirus Type 2 Transmission to Piglets in the Presence of Maternal Immunity; Vet Microbiol. 2013 Oct 25;166(3-4):365-74. doi: 10.1016/j.vetmic.2013.06.011. Epub 2013 Jun 21.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista