O Rotavírus C (RVC) tem sido cada vez mais detectado em humanos e porcos em diferentes países, incluindo os Estados Unidos. Este vírus está associado a perdas económicas significativas devido à diarreia em leitões.
Os objectivos deste estudo foram determinar a prevalência de RVC em leitões saudáveis com diarreia em explorações dos Estados Unidos e avaliar se os níveis de anticorpos maternos (Ab) estão relacionados com a protecção de leitões recém-nascidos contra a RVC .
Houve uma prevalência significativamente maior (p = 0,0002) de ninhadas com diarreia nascidas de nulíparas em comparação com as nascidas de porcas multíparas. Das 113 amostras fecais analisadas, 76,1% foram positivas para RNA de RVC. O RNA de RVC foi detectado nas fezes em quantidades significativamente maiores (p = 0,0419) e mais frequentemente em leitões com diarreia em comparação com leitões saudáveis (82,5% vs. 69,9%). Com excepção da estirpe de Cowden (genótipo G1), as estirpes de campo não se replicam em cultura de células, o que é um grande obstáculo para estudar a patogénese e a imunidade de RVC. Para evitar isso, foram geradas partículas semelhantes ao vírus RVC (VLP) para Cowden (G1), RV0104 (G3) e RV0143 (G6) e usadas como antigénios em ELISA para detectar Ab contra RVC suíno em soro e leite de porcas. Usando ELISA Ac RVC-VLP, demostramos que as porcas com ninhadas com diarreia tinham títulos de Ac IgA e IgG de RVC significativamente mais baixos no leite em comparação com as com ninhadas sãs.
Portanto, os resultados sugerem que uma protecção insuficiente através do leite proporcionada por nulíparas joga um papel chave no desenvolvimento e no aumento da prevalência de RVC.
Chepngeno, J., Diaz, A., Paim, F.C. et al. Rotavirus C: prevalence in suckling piglets and development of virus-like particles to assess the influence of maternal immunity on the disease development. Vet Res 50, 84 (2019). https://doi.org/10.1186/s13567-019-0705-4