X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Saccharomyces cerevisiae em leitões desmamados infectados por ETEC

S. cerevisiae pode ser uma boa alternativa a ter em conta para a prevenção e o tratamento da diarreia causada por ETEC em leitões.

25 Julho 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A levedura viva (Saccharomyces spp) foi utilizada como agente preventivo e terapêutico para o tratamento de uma variedade de doenças intestinais tanto em humanos como em animais. Vários estudos recentes demonstraram a capacidade do género S. cerevisiae para exercer efeito anti-inflamatório in vitro utilizando culturas de células epiteliais suínas IPI-2 e IPEC -1 desafiadas com ETEC K88.

Neste trabalho foi estudado o efeito da levedura viva Saccharomyces cerevisiae sobre a severidade da diarreia, a resposta imune e os rendimentos produtivos em leitões desmamados desafiados por via oral com Escherichia coli enterotoxigénica (ETEC) estirpe O149:K88.

Foram utilizadas um total de 4 porcas gestantes e os seus leitões (n = 34 Duroc x Landrace x Pietrain). A levedura foi administrada às porcas e seus leitões no final da gestação, lactação e periodo pós-desmame. As porcas foram alimentadas com uma dieta basal sem (controlo, n = 2) ou com (suplementados, n = 2) 1 g de levadura/kg de ração, desde o dia 94 de gestação e durante a lactação atá ao desmame dos leitões (d 28). Depois do parto, os leitões das porcas suplementadas (n = 15) foram tratados por via oral com 1 g de levedura viva 3 vezes por semana até ao desmame. Os leitões desmamados foram alimentados com uma dieta de início basal sem (controlo, n = 19) ou com (suplementados, n = 15) 5 g de levedura viva/kg de ração durante 2 semanas. O desafio com ETEC O149:K88, LT+, foi realizado no dia após o desmame (d29), mediante uma única administração oral com 1,5 x 1011 ufc/leitão. No grupo suplementado foram observados valores de diarreia diária menores (p < 0,05), de menor duração (P < 0,01) e menor presença de bactérias patogénicas ETEC nas fezes (P < 0,05). A administração de levedura viva aumentou significativamente (P < 0,05) os níveis de IgA no soro dos leitões. A evidência indica que a diminuição do stress relacionado com a infecção e da gravidade da diarreia nos leitões desmamados suplementados com a levedura tem um efeito positivo na sua capacidade de crescimento no periodo pós-desmame (P < 0,05).

Estes resultados sugerem que a suplementação dietética com levedura viva de S. cerevisiae às porcas e leitões no final da gestação, lactação e periodos pós-desmame podem ser úteis na redução da duração e gravidade da diarreia pós-desmame causada por ETEC. Em conclusão, parece que S. cerevisiae pode ser uma alternativa para a prevenção e o tratamento das diarreias pós-desmame.

Trckova, M., Faldyna, M., Alexa, P., Sramkova Zajacova, Z., Gopfert, E., Kumprechtova, D., Auclair, E. and D’Inca, R. (2014) The effects of live yeast Saccharomyces cerevisiae on postweaning diarrhea, immune response, and growth performance in weaned piglets. Journal of Animal Science. 92: 767–774. doi:10.2527/jas2013-6793

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista