X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Segunda administração de ferro e uso de ZnO na prevenção da anemia em leitões

A administração de uma injecção adicional de 200 mg de gleptoferrón às 2 semanas de idade aumentou os níveis de Hb no sangue.

9 Agosto 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Objectivos



1) Avaliar se uma injecção adicional de ferro (às 2 semanas de idade) melhora os níveis de Hb nos leitões ao desmame e, posteriormente, nas baterias.

2) Avaliar a relação entre os níveis de ZnO utilizados nas dietas starter usadas nas baterias e a concentração de Hb.

Materiais e métodos



Ensaio 1: foram utilizados um total de 182 leitões em lactação de uma exploração comercial que aos 3 dias de vida já tinham recebido, por parte do tratador, uma injecção inicial de gleptoferrón (200 mg IM). Às 2 semanas de idade os leitões foram colocados, aleatoriamente, num de dois grupos: novo tratamento com gleptoferrón (200 mg IM) ou controlo (sem injecção). Foram registados os pesos individuais e recolhidas amostras de sangue para a medição de Hb às 2 e 6 semanas de idade.

Ensaio 2: 294 leitões desmamados de outra exploração comercial foram divididos em 2 grupos. Aos animais do Grupo 1 foram-lhes administrados grânulos revestidos com 500 ppm de ZnO e ao Grupo 2 pellets com 3000 ppm de ZnO. As rações foram oferecidas desde o desmame (21 dias de idade) e até às 3 semanas após o desmame, momento no qual foram recolhidas amostras individuais de sangue para medir a Hb.

Resultados



Ensaio 1: Os leitões no grupo de tratamento tinham níveis de Hb superiores em comparação com os leitões no grupo de controlo. No entanto, não houve diferença no GMD entre os dois grupos.

Ensaio 2: Os porcos do grupo 1 tinham níveis de hemoglobina inferiores aos porcos do grupo 2, às 3 semanas após o desmame.

Discussão



A administração de uma injecção adicional de 200 mg de gleptoferrón às 2 semanas de idade aumentou os níveis de Hb no sangue. Se bem que, neste estudo, não tenha sido observado nenhum efeito sobre o GMD, pode ter havido outros benefícios não medidos, tais como uma melhoria da imunidade. Portanto, uma segunda injecção de ferro pode trazer benefícios para a saúde para além da melhoria do GMD e são necessárias futuras investigações para avaliar este ponto. Além disso, as investigações futuras deveriam centrar-se no acompanhamento dos porcos suplementados com ferro até à engorda, para poder avaliar outros efeitos.

Os porcos alimentados com 500 ppm de ZnO mostraram níveis de Hb menores, em aproximadamente 2 unidades, em comparação com os porcos alimentados com 3000 ppm. Um resultado antagónico à hipótese dos investigadores, pois esperava-se que maiores níveis de ZnO interferissem com a absorção de ferro. São necessárias também investigações adicionais utilizando uma amostra de maior tamanho para determinar mais a fundo o efeito da concentração de ZnO nos valores de Hb nos porcos.

Eric Perrin, Amanda Perri, Robert Friendship, Terri O’Sullivan. Evaluation of a second iron supplementation and the use of zinc oxide in the prevention of iron-deficient anemia in young pigs. Proceedings of the 47th AASV Anual Meeting. 2016.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista