X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Senecavírus A: infecção vesicular emergente em explorações suínas do Brasil

Este é o primeiro estudo que informa sobre a infecção por Senecavírus A em porcos clinicamente afectados fora da América do Norte. O Senecavírus A é considerado um novo agente patogénico emergente associado a uma importante doença vesicular no Brasil.

17 Dezembro 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Estudos norte-americanos sugerem que a infecção por Senecavírus A pode estar relacionada com uma doença vesicular em porcos conhecida por Doença Vesicular Idiopática Suína (PIVD, pelas suas siglas em inglês). No início de 2015, tiveram lugar surtos da Doença Vesicular Suína em 6 estados brasileiros de 3 regiões geográficas. Os exames diagnósticos oficiais realizados deram resultados negativos para as doenças vesiculares clássicas de declaração obrigatória. Este estudo investigou a infecção por Senecavírus A em surtos de PIVD nos quais foram descartados outros agentes etiológicos.

Foram desenhados uma série de primers para amplificar um produto de 542 pares de bases da região VP3/VP1 do genoma de Senecavírus A mediante RT-PCR. A especificidade do primer foi analisada via simulação computacional e em amostras biológicas suínas. Para isso, foram recolhidas amostras clínicas de 8 explorações suínas afectadas pelo PIVD, incluindo fluido vesicular (n = 4) e zaragatoas (n = 7) e raspagem de vesículas rotas e lesões ulcerosas (n = 5) de porcos desmamados e adultos. Os animais clinicamente sãos (n = 52) das explorações afectadas e não afectadas pelo PIVD também foram analisados para a infecção por Senecavírus A.

As 16 amostras dos animais afectados pelo PIVD foram positivas para Senecavírus A por RT-PCR, mas o vírus não foi detectado em nenhum dos porcos clinicamente sãos. As análises de sequenciação revelaram uma alta semelhança de nucleótidos (87,6–98,5%) e aminoácidos (95–99,4%) com o protótipo SVV-01 e outras estirpes de Senecavírus A de porcos norte-americanos.

Os resultados sugerem que o Senecavírus A era o agente etiológico dos surtos de doença vesicular nas explorações suínas analisadas. Este é o primeiro estudo que informa sobre a infecção por Senecavírus A em porcos clinicamente afectados fora da América do Norte. O Senecavírus A é considerado um novo agente patogénico emergente associado a uma importante doença vesicular no Brasil.

R. A. Leme et al. Senecavirus A: An Emerging Vesicular Infection in Brazilian Pig Herds. Transboundary and Emerging Diseases. Volume 62, Issue 6, pages 603–611, December 2015. DOI: 10.1111/tbed.12430

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista