X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Sensibilidade antimicrobiana de isolados de Salmonella de porcos sãos e frangos (2008-2011)

Determinou-se a sensibilidade antimicrobiana aos antibióticos de uso humano em isolados de Salmonella fecal belga de porcos sãos e frangos broiler.

19 Fevereiro 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Mediante o método de diluição em agar, determinou-se a sensibilidade antimicrobiana aos antibióticos de uso humano em isolados de Salmonella fecal belga de porcos sãos e frangos broiler. No total, recuperaram-se 368 isolados de Salmonella de porcos e 452 de frangos.

Não houve resistência clínica à ciprofloxacina nos isolados de ambas espécies hospede e foi de 1,9 e 13,1% à cefotaxima em isolados de porcos e aves, respectivamente. Respectivamente 2,2 e 0,7% dos isolados em porcos e aves apresentaram sensibilidade reduzida à cefotaxima enquanto que para a ciprofloxacina foi de 3,0 e 23,0% e a presença de sensibilidade reduzida à ciprofloxacina limitou-se apenas a alguns serotipos. A resistência a múltiplos fármacos do serotipo Paratyphi B. foi notavelmente superior para isolados de porco (39,7%) que para os de frango (17,3%). Sessenta e seis isolados resistentes à cefotaxima, 59 de frango e 7 de porco, determinaram-se fenotípicamente como produtores de ESBL/AmpC; predominantemente os serotipos Paratyphi B e Typhimurium. BlaCTX-M (na sua maioría blaCTXM-1, mas também blaCTXM-2 e blaCTXM-9) e blaTEM-52 foram os genes de ESBL predominantes. Só alguns isolados expressaram SHV-12 ou uma enzima AmpC (CMY-2). Os isolados de quatro serotipos eram portadores de genes qnr: Brandenburgo e Llandof de porcos, ambos qnrS; Indiana e Paratyphi B de frangos com qnrB y qnrA. Este último isolado era portador de blaCTX-M-9 e foi a única estirpe com um gene de resistência a quinolonas transmitido por plasmido entre os produtores de ESBL/AmpC.

Este estudo de Salmonella confirma que os produtores de ESBL/AmpC são particularmente frequentes em frangos (12,8%) e muito menos em porcos (1,9%). A relação entre os genes de resistência a quinolonas trasmitido por plasmidos e ESBL/AmpC foi pouco comum.

de Jong A, Smet A, Ludwig C, Stephan B, De Graef E, Vanrobaeys M, Haesebrouck F; Antimicrobial Susceptibility of Salmonella Isolates from Healthy Pigs and Chickens (2008-2011); Vet Microbiol. 2014 Jul 16;171(3-4):298-306. doi: 10.1016/j.vetmic.2014.01.030. Epub 2014 Feb 7.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista