A competição pelo alimento num grupo de porcas gestantes leva à agressão em torno dos comedouros, o que tem um impacto negativo no seu bem-estar. Este estudo investiga o potencial de ensinar às porcas gestantes um sinal sonoro individual para reduzir a agressão resultante da competição pelo acesso aos alimentos e, assim, melhorar o seu bem-estar num grupo.

Métodos: No total, foram utilizadas 32 porcas. Numa sala de testes, as porcas “em aprendizagem” (n = 16) foram submetidas a 4 fases de aprendizagem individual (27 dias no total) para associar o sinal sonoro individual a um convite para comer numa estação de alimentação unidirecional e para discriminar este sinal de outros sinais desconhecidos. Após as fases de aprendizagem, as porcas foram submetidas a uma fase de avaliação de 3 dias em grupos de 4 porcas. As porcas “não expostas” (n = 16) também entraram na sala de testes individualmente durante 18 dias e em grupos de 4 porcas durante 3 dias, sem seguir o procedimento de aprendizagem.
Resultados: As porcas expostas à aprendizagem responderam corretamente a 100% do seu sinal sonoro individual após apenas 8 dias de aprendizagem individual, o que sugere que associaram com êxito o sinal sonoro ao acesso à alimentação. A distinção entre sons diferentes foi mais difícil, uma vez que apenas 18,8% responderam corretamente a uma emissão sonora desconhecida no final das fases de aprendizagem individual. As porcas não expostas à aprendizagem reduziram o tempo na manjedoura em comparação com as porcas expostas. No segundo dia da fase de grupo, as porcas expostas à aprendizagem eram menos agressivas do que as porcas não expostas. Em comparação com as porcas de nível superior, as porcas de nível inferior apresentaram um número reduzido de abordagens espontâneas à manjedoura durante a última fase de aprendizagem individual e taxas de sucesso mais elevadas na fase de grupo.
Conclusão: O estudo sugere que, para porcas alojadas em grupo que se alimentam num comedouro individual, ensinar-lhes um sinal sonoro individual pode modificar os seus comportamentos sociais e alimentares, melhorando o seu bem-estar geral durante a alimentação. Para além disso, os resultados sugerem que esta aprendizagem individual pode ser particularmente benéfica para as porcas de nível inferior.
Blanc A, Deroiné C, Clouard C, Gaillard C. Sound feeding signal for gestating sows: evaluation of an individual learning strategy and its beneficial effects in groups. Applied Animal Behaviour Science. 2024;106302. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2024.106302