A síndrome da inflamação e necrose em suínos (SINS) é um processo patológico identificado recentemente em suínos e que pode afectar partes diferentes das extremidades de leitões lactantes. Neste estudo foram equacionadas várias hipóteses: os sinais clínicos de SINS têm equivalentes histológicos; SINS também pode ser observado em leitões desmamados e porcos de engorda; melhorar a qualidade da porca e o maneio alimentar (aporte de água e fibra) pode reduzir os sintomas; a copróstase nas porcas está associada ao aparecimento de SINS na sua descendência. De um grupo de 123 porcas híbridas, foram selecionadas as 20 porcas com melhor pontuação e as 20 com a pior pontuação relativamente às seguintes características, solas, talões, unhas e tetas. Metade das porcas de cada grupo foram mantidas nas condições convencionais, enquanto na outra metade as condições foram melhoradas com a disponibilização de bebedouros, desinfecção da água de bebida, alimentação adicional com forragem e palha. No total foram pontuados 115 leitões lactantes, 113 leitões desmados e 103 porcos de engorda em função do grau de inflamação e necrose das suas caudas, orelhas, tetas, bandas coronárias, solas, talões e unhas.
Os sinais clínicos de SINS são associados a achados inflamatórios a nível histológicos. As pontuações SINS em leitões lactantes, desmamados e porcos de engorda provenientes de porcas de baixa qualidade em condições standard de cria foram altas, mas diminuíram significativamente quando as condições foram melhoradas (consumo de água e fibra adicional). A qualidade da porca teve efeito significativo sobre os leitões lactantes e desmamados em condições standard de cria. A copróstase nas porcas levou a pontuações SINS significativamente mais altas nas suas ninhadas em qualquer idade. As melhores condições de cria foram associadas com uma menor prevalência de copróstase. Considerando todos os fatores em conjunto, as melhores condições de cria, a qualidade da porca e a copróstase explicaram 57, 67 3 45% das diferenças de pontuação de SINS em leitões lactantes, desmamados e porcos de engorda respectivamente.
O presente estudo mostra que o SINS não se limita a afectar os leitões lactantes, mas também pode ser observado nos leitões desmados e porcos de engorda. A copróstase nas porcas está correlacionada de modo significativo com o aparecimento de SINS na sua descendência pode ser usada como ferramenta de prognóstico. O fornecimento de água e fibra adicional pode desempenhar um papel crucial na luta contra a síndrome.
Reiner G, Kühling J, Lechner M, et al. Swine inflammation and necrosis syndrome is influenced by husbandry and quality of sow in suckling piglets, weaners and fattening pigs. Porcine Health Management. 2020; 6(32) https://doi.org/10.1186/s40813-020-00170-2