O consumo elevado de electricidade, o dióxido de carbono (CO2) e o nível elevado de emissão de gases com efeito de estufa pelo sector pecuário a nível mundial tem um impacto negativo na sustentabilidade meio-ambiental. Este estudo analisou os efeitos de um sistema de aquecimento por bomba de calor ar-ar (aerotérmica) sobre a poupança energética, o ambiente no alojamento e a produtividade dos porcos.
Durante o período do estudo (16 semanas) foi observado que a temperatura interna era mais alta no alojamento com aerotérmica do que no alojamento convencional. Foi também notado que o consumo médio de electricidade e a emissão de CO2 diminuíram aproximadamente 40 kWh e 19,32 kg quando comparamos o alojamento em aerotérmica com o alojamento com aquecimento convencional. As emissões médias de NH3 e H2S foram significativamente menores no alojamento com aerotérmica durantes as etapas de crescimento. O tipo de sistema de aquecimento não teve uma influência significativa nas flutuações médias dos níveis de pó ultrafino (PM2,5) e formaldeído. Da mesma forma ambos os sistemas de aquecimento não mostraram uma diferença significativa no ganho médio de peso, mas este foi maior no alojamento com aerotérmica.
Em conclusão, a aerotérmica tem um grande potencial para reduzir o consumo energético, as emissões de gases de efeito de estufa (GEE) e as emissões de gases nocivos ao proporcionar ganhos económicos e a utilização de uma fonte de energia renovável amiga do ambiente.
Jeong MG, Rathnayake D, Mun HS, Dilawar MA, Park KW, Lee SR, Yang CJ. Effect of a Sustainable Air Heat Pump System on Energy Efficiency, Housing Environment, and Productivity Traits in a Pig Farm. Sustainability. 2020; 12(22): 9772. https://doi.org/10.3390/su12229772