O objetivo deste estudo foi investigar as emissões de uma exploração de suínos com um novo sistema de chorume em funil e ventilação parcial da fossa.
Métodos: Foram concebidas duas instalações experimentais para suínos de engorda (30-110 kg de peso), equipadas com dois terços do pavimento em grelhas e um terço de pavimento sólido. Uma das instalações tinha um sistema de chorume em funil (com ventilação parcial da fossa) e a outra um sistema de chorume normal com uma fossa de 600 mm de profundidade sob o chão de ripas. Durante dois períodos (cada um com 77 dias), o amoníaco foi medido continuamente por espetroscopia de cavidade anelar, os odores por espetrometria de massa de reação de transferência de protões durante sete dias em cada período e o metano semanalmente por cromatografia gasosa.
Resultados: Em comparação com um sistema de chorume normal, o sistema de chorume em funil reduziu as emissões de amoníaco em 10-30%, os odores em 10-40% e o metano em 65-70%. Durante os dois períodos com 10% de ventilação parcial da fossa, o sistema de chorume em funil recolheu ∼50% do amoníaco e ∼30% do odor. Quando a ventilação parcial foi aumentada para 20 ou 30% durante 24 horas no primeiro período, a eficiência de recolha aumentou para ∼80% para o amoníaco e 45-60% para os odores sem aumentar as emissões em comparação com um sistema de chorume padrão.
Conclusões: O sistema de chorume em funil pode reduzir as emissões de amoníaco, odores e metano. Além disso, uma parte substancial do amoníaco e dos odores emitidos pode ser recolhida na ventilação parcial da fossa para tratamento posterior num purificador de ar.
Hansen MJ, Guldberg LB, Feilberg A. Effect of slurry funnels with partial pit ventilation on emissions from pig houses. Biosystems Engineering. 2023; 229: 200-208. https://doi.org/10.1016/j.biosystemseng.2023.03.021.