O parto de ninhadas numerosas é muitas vezes prolongado, o que esgota a energia da porca durante o trabalho de parto e pode conduzir muitas vezes a processos diferentes que afectam a recuperação uterina pós-parto, a posterior produção de leite, a sobrevivência e crescimento dos leitões. As estratégias nutricionais para porcas desenhadas com o intuito de reduzir o stress no peri parto são recomendadas para apoiar a recuperação e a productividade pós-parto. Existe informação disponível acerca da utilização de plasma spray dried (SDP) no alimento das porcas, evidenciando efeitos positivos na performance da porca e da sua ninhada. Os animais stressados alimentados com dietas com SDP têm uma resposta imunitária mais eficiente que apoia a recuperação e saúde dos animais. O objectivo deste estudo foi o de determinar se o plasma porcino spray dried (SDPP) adicionado ao alimento de peri parto afecta a productividade da porca e os marcadores serológicos do estado imunitário e oxidativo durante o período ao redor do parto. Para esse fim, um total de 452 porcas (147 de primeiro parto e 148 de segundo parto) foram suplementadas com 0, 0,5 ou 2,5% de SDPP no alimento de peri parto proporcionado desde a entrada em gestação até ao dia 5 de lactação. Foram avaliados os parâmetros produtivos da porca depois do desmame, incluindo o tamanho da ninhada no parto seguinte, mas as dietas peri parto só foram disponibilizadas no primeiro parto.
Os resultados mostraram que o tamanho total da ninhada nascida foi menor no primeiro parto, especialmente nas porcas do grupo da dieta peri parto suplementada com 2,5% de SDPP. A percentagem de leitões nascidos mortos diminuiu quadraticamente nas porcas suplementadas com 0,5% ou 2,5% de SDPP no alimento de peri parto em comparação com o grupo com 0% de SDPP, e este resultado não foi afectado pelo tamanho da total da ninhada nascida. A actividade da glutatião peroxidase no soro aumentou linearmente com o incremento de SDPP na dieta durante os períodos de amostragem pré-parto e pós-parto. No parto seguinte o nº total de leitões nascidos a partir dos dados combinados das porcas de primeiro e segundo parto aumentou linearmente e os leitões nascidos vivos mostraram também uma tendência de aumentar linearmente à medida que se aumentava o nível de SDPP e este resultado não se viu afectado pelo tamanho da ninhada nascida no primeiro parto. A alteração no total de nascidos e de nascidos vivos desde o primeiro parto até ao seguinte aumentou linearmente à medida que se incrementava o uso de SDPP nas dietas das porcas de primeiro e segundo parto.
Em conclusão a suplementação com SDPP no alimento de peri parto nas porcas de primeiro e segundo parto, poderá ter provocado uma redução na percentagem de leitões nascidos mortos e um aumento do tamanho da ninhada no parto posterior, já que estes efeitos foram independentes do tamanho total da ninhada nascida no primeiro parto.
Crenshaw J, Del Río LL, Sanjoaquin L, Tibble S, González-Solé F, Solà-Oriol D, Rodríguez C, Campbell J, Polo J. Effect of spray-dried porcine plasma in peripartum sow feed on subsequent litter size. Porcine Health Management. 2021; 7(1): 1-16. https://doi.org/10.1186/s40813-020-00180-0