Os subprodutos da indústria alimentar são ingredientes alternativos promissores para reduzir o desperdício de recursos naturais e o impacto ambiental da produção alimentar. Este estudo investigou os efeitos dos subprodutos da indústria alimentar açucarados ou salgados na performance do crescimento, na digestibilidade aparente total do trato intestinal e no peso e composição da carcaça de suínos de engorda.
Métodos: Trinta e seis suínos machos castrados da raça Swiss Large White foram submetidos a três dietas de engorda: (1) dieta padrão, 0% de açúcar ou subprodutos salgados da indústria alimentar; (2) 30% de ingredientes convencionais substituídos por subprodutos açucarados; e (3) 30% de ingredientes convencionais substituídos por subprodutos salgados. Foram recolhidas amostras de fezes de 24 suínos seleccionados para avaliar a digestibilidade aparente total da energia bruta, da fibra bruta e da proteína bruta. O peso foi medido semanalmente, enquanto o consumo de ração foi determinado diariamente. O ganho médio diário, o consumo médio diário de ração, o rácio de conversão alimentar e a digestibilidade total aparente do trato foram calculados para a primeira e segunda fases de engorda. A composição corporal dos suínos foi determinada aos ≥20 e ≥98 kg por absorciometria de raios X de dupla energia.
Resultados: Na primeira fase de engorda, mas não na segunda fase, a taxa de conversão alimentar foi inferior na dieta padrão em comparação com os suínos alimentados com subprodutos adoçados e salgados. Considerando todo o período de engorda, nem o nível de inclusão nem o tipo de subproduto influenciaram o ganho médio diário, a ingestão média diária, a taxa de conversão alimentar ou o peso de abate. Em ambas as fases de engorda, a digestibilidade aparente total da energia bruta no trato alimentar foi mais elevada no grupo dos subprodutos salgados do que no grupo da dieta padrão, com valores intermédios no grupo dos subprodutos adoçados. Na primeira fase de engorda, a digestibilidade total aparente da proteína bruta no trato digestivo foi mais elevada no grupo dos subprodutos salgados do que nos grupos dos subprodutos açucarados e da dieta padrão. Na segunda fase de engorda, a digestibilidade total aparente da fibra bruta no trato digestivo foi inferior nos grupos dos subprodutos salgados e adoçados, em comparação com o grupo da dieta normal. Durante todo o período, a ingestão média diária de gordura foi mais elevada nos suínos alimentados com subprodutos adoçados, embora ambas as categorias de subprodutos da indústria alimentar não tenham tido qualquer efeito nos parâmetros relacionados com a composição corporal dos suínos. Por fim, as carcaças do grupo dos subprodutos salgados tinham uma gordura abdominal mais espessa, embora o teor total de gordura fosse semelhante entre os grupos.
Conclusão: Este estudo confirma que a inclusão de subprodutos da indústria alimentar não tem efeitos prejudiciais no desempenho do crescimento ou no peso e composição da carcaça em suínos de engorda.
Mazzoleni S, Tretola M, Luciano A, Lin P, Pinotti L, Bee G. Sugary and salty former food products in pig diets affect energy and nutrient digestibility, feeding behaviour but not the growth performance and carcass composition. Animal. 2023;17(12): 101019. https://doi.org/10.1016/j.animal.2023.101019