A consciencialização da necessidade de melhorar a sustentabilidade da criação de animais, reduzindo a perda de recursos naturais, aumentou consideravelmente. A reutilização de subprodutos da indústria alimentar para substituir os cereais na alimentação animal é uma estratégia promissora para uma alimentação sustentável. O objectivo deste estudo foi investigar os efeitos de duas categorias de subprodutos da indústria alimentar na microbiota intestinal de suínos e na produção intestinal de ácidos gordos voláteis. Trinta e seis leitões fêmeas desmamados (28 dias de idade, Large White × Landrace, 6,5 ± 1,1 kg) foram divididos em três grupos e alimentados com uma dieta convencional e dietas em que os cereais foram parcialmente substituídos (30% wt/wt) por produtos de panificação açucarados ou produtos de panificação salgados, respectivamente. Após 42 dias de tratamento, foram recolhidas amostras fecais da ampola rectal, congeladas e utilizadas para sequenciação de nova geração para analisar a composição e os índices de diversidade alfa e beta da população microbiana. Foi também analisada a concentração de ácidos gordos voláteis no conteúdo intestinal recolhido aquando do abate.
O estudo demonstrou que é possível obter dietas equilibradas através da inclusão na dieta de produtos de padaria açucarados e de produtos de padaria salgados, com uma composição química semelhante à das dietas tradicionais. Nem a dieta de produtos de padaria açucarados nem a dieta de produtos de padaria salgados afectaram a abundância e os índices de biodiversidade da comunidade microbiana. Apenas alguns taxón, normalmente atribuídos a um intestino saudável, aumentaram nos produtos de pastelaria açucarados e nos produtos de pastelaria salgados em comparação com a dieta convencional. As dietas experimentais não influenciaram a produção de ácidos gordos voláteis nas fezes. A inclusão de 30% (wt/wt) de ambas as categorias de subprodutos afectou ligeiramente a microbiota fecal.
Estes subprodutos poderiam ser utilizados como uma alternativa aos ingredientes tradicionais nas dietas de suínos; no entanto, são necessários mais estudos para investigar a presença de bactérias potencialmente patogénicas. Os efeitos destes ingredientes noutros marcadores da saúde intestinal e na qualidade do produto, quando utilizados no período de engorda, também precisam de ser investigados.
Tretola M, Ferrari L, Luciano A, Mazzoleni S, Rovere N, Fumagalli F, Ottoboni M, Pinotti L. Sugary vs salty food industry leftovers in postweaning piglets: effects on gut microbiota and intestinal volatile fatty acid production. Animal. 2022; 16(7): 100584. https://doi.org/10.1016/j.animal.2022.100584