Os óleos essenciais procedentes dos subprodutos da industria de processamento de citrinos foram investigados como antimicrobianos frente a bactérias veiculadas pelos alimentos e foi evidenciada a existência de propriedades bactericidas. O objectivo do presente estudo foi determinar se a suplementação das dietas com subprodutos de citrinos como o D-limoneno (DL) e o melaço de citrinos (MOL) poderiam reduzir a concentração e prevalência de Salmonella em leitões desmamados infectados experimentalmente com Salmonella typhimurium. Foram utilizados 20 leitões cruzados (peso médio [PC] de 19,9 kg) distribuídos aleatoriamente por cada um dos quatro tratamentos: controle (CONT), dose baixa (LD) de DL (1,5ml/kg de PC por dia), dose alta (HD) de DL (3,0 ml/kg de PC por dia), e MOL (0,05 kg/kg de PC por dia). Os tratamentos foram administrados com o alimento (2 vezes ao dia) durante 7 dias (metade da dose aplicada por refeição). Um dia antes de iniciar os tratamentos os leitões foram infectados por via oral com 6ml de uma solução 7,5 x108 UFC/ml de Salmonella typhimurium em caldo de soja tríptica. Foram recolhidas amostras de fezes diariamente (antes da administração do tratamento) e foram cultivados para a determinação quantitativa e qualitativa das alterações na população de Salmonella. Uma vez terminado o estudo os leitões foram eutanasiados e recolhidas amostras de tecido do estômago, ileon, cego, colón espiralado e do recto bem como do conteúdo luminal. Foram também recolhidos os linfonodos poplíteo e ileocecal e amostras de fígado, baço e amigdalas para o cultivo qualitativo de Salmonella.
Não foram observadas diferenças quando os dados de cada tratamento foram comparados com os dados controle (CON versus LDDL, P=0,30 e CON versus HDDL, P=0,59). No grupo de tratamento MC foi identificada uma tendência (P=0,08) com um menor número de porcos a excretar Salmonella depois do enriquecimento das amostras fecais por comparação com os porcos que receberam o tratamento CON. Da mesma forma não foram observadas diferenças entre os tratamentos (P>0,05) em nenhum tecido nem no conteúdo das amostras luminais recolhidas. Não foi possível cultivar Salmonella dos linfonodos poplíteos mas foi cultivada a partir dos linfonodos mesentéricos ileocecales.
Apesar de não terem sido detectados efeitos na presente experiência, investigações subsequentes deveriam examinar o efeito de uma infecção com uma dose menor e/ou diferente administração (quanto a dose ou duração) dos subprodutos obtidos a partir de citrinos.
RL Farrow, TS Edrington, NA Krueger, KJ Genovese, TR Callaway, RC Anderson, DJ Nisbet. 2012. Lack of effect of feeding citrus by-products in reducing Salmonella in experimentally infected weanling pigs. Journal of Food Protection, 75(3):573-575. doi:10.4315/0362-028X.JFP-11-416.