A inclusão de aditivos na dieta para melhorar as características da carcaça é de grande importância na indústria suinícola. A ractopamina (RAC) é um aditivo alimentar com potencial para melhorar a taxa e a eficiência do crescimento muscular. No entanto, seu uso na produção suína é limitado. Portanto, os produtores de porcos procuram urgentemente uma alternativa, como a inclusão na dieta de ácido linoléico conjugado (CLA) em porcos de engorda, que demonstrou melhorar a eficiência alimentar.
Deste modo, o objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da inclusão na dieta de RAC e CLA, individualmente ou em combinação, no rendimento e nas características de carcaça de porcos geneticamente selecionados para carne (alto rendimento de tecido magro) nos últimos 26 dias de engorda.
Para isso, foram utilizados 810 porcos castrados híbridos (Pietran × Large White / Landrace), com 80 ± 5 kg de peso corporal e 123 ± 5 dias de idade. Os animais foram distribuidos segundo um desenho em blocos aleatório numa disposição factorial 3 × 3, com três níveis de RAC (0, 5 ou 10 ppm) e três níveis de CLA (0%, 0,3% ou 0,6%), um total de nove tratamentos com seis repetições (parques) de 15 porcos cada um. A experiência foi realizada durante 26 dias e os porcos foram abatidos no dia 27.
Como resultado, os porcos alimentados com 5 ppm de RAC apresentaram maior consumo diário de ração em comparação aos que receberam 10 ppm de RAC e a dieta controlo. Por outro lado, valores mais baixos de consumo diário de ração foram observados nas dietas de CLA em comparação com a dieta controlo. O ganho médio diário dos grupos alimentados com as dietas RAC de 5 e 10 ppm foi significativamente maior do que aqueles alimentados com a dieta controlo. Além disso, os níveis de RAC na dieta influiram no índice de conversão, que se reduziu à medida que aumentavam os níveis de RAC. O índice de conversão também melhorou com a inclusão de 0,6% de CLA em comparação com o grupo controlo. Houve uma interacção significativa entre os níveis de CLA × RAC no peso corporal final, na área lombo e espessura da gordura dorsal. Os tratamentos que continham 10 ppm de RAC + 0,6% ou 0,3% de CLA aumentaram a área do lombo reduziram a espessura da gordura dorsal.
Em conclusão, a inclusão de 10 ppm de RAC aumentou os parâmetros gerais de rendimento e, portanto, melhorou a eficiência de produção. Quanto à substituição de RAC por CLA, a inclusão na dieta de CLA a 0,3% melhorou a eficiência da ração na engorda, sem afectar as características da carcaça, enquanto que CLA em combinação com RAC mostrou maior área de lombo e menor espessura da gordura dorsal.
Panisson, J. C., Maiorka, A., Oliveira, S. G., Saraiva, A., Duarte, M. S., Silva, K. F., Santos, E. V., Tolentino, R. L. S., Lopes, I. M. G., Guedes, L. L., M., & Silva, B. A. N. (2020). Effect of ractopamine and conjugated linoleic acid on performance of late finishing pigs. animal, 14(2), 277-284. https://doi.org/10.1017/S1751731119001708