X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Superinfecção de porcas com Cystoisospora suis antes do parto

O objectivo deste estudo foi investigar o possível papel dos anticorpos colostrais na imunização passiva dos leitões recém-nascidos frente a C. suis.

31 Agosto 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

O Cystoisospora suis, como agente causal da Coccidiose Suína Neonatal, é responsável por perdas económicas na produção suína. Tendo em conta que as porcas transmitem quantidades significativas de anticorpos específicos para C. suis através do leite aos seus leitões, especialmente no primeiro dia de vida, o objectivo do presente estudo foi investigar o possível papel dos anticorpos colostrais na imunização passiva dos leitões recém-nascidos frente a C. suis.

Para investigar o potencial da imunização oral de porcas com ooquistos infecciosos de C. suis, um total de 6 porcas foram infectadas no dia de estudo -14 (14 dias antes do parto: SD -14) com 5 x 20.000 ooquistos enquanto que outras 6 porcas não foram infectadas. Foram recolhidas amostras de sangue das porcas nos dias 14 e 1 antes do parto e no dia 1 após o parto e posteriormente em intervalos semanais até ao 21 SD e amostras de leite diariamente durante a primeira semana de lactação e posteriormente a intervalos semanais até ao final do estudo (SD 35). Também foram recolhidas amostras de sangue dos leitões nos dias SD 1, 21 e 35. As amostras foram analisadas para títulos de anticorpos (IgG, IgA, IgM contra esporozóitos e merozóitos). Todos os leitões foram infectados no SD 3 com 1.000 ooquistos. Do SD 7 ao SD 21, diariamente, também foram recolhidas amostras fecais dos leitões para investigar a consistência fecal e a excreção de parasitas.

Os leitões amamentados por porcas infectadas mostraram uma redução significativa na excreção de ooquistos, fezes mais sólidas, redução na aparição de diarreia, um período pré-patente significativamente maior e um início mais tardio da diarreia. As porcas superinfectadas tiveram títulos de anticorpos no soro e leite significativamente maiores em comparação com as não infectadas. Os leitões das porcas superinfectadas mostraram níveis de IgG, IgA e IgM significativamente mais altos depois do consumo de colostro. Foram encontradas várias correlações significativas entre os maiores títulos de anticorpos e um decurso mais leve da doença.

Em resumo, pôde ser observado um efeito positivo da imunização materna no rendimento dos leitões durante a isosporose suína neonatal. Este benefício mostra o potencial da imunização oral das porcas contra C. suis como uma possível estratégia de vacinação passiva para os leitões contra este agente patogénico.

Schwarz L., Worliczek H.L., Winkler M., Joachim A. Superinfection of sows with Cystoisospora suis ante partum leads to a milder course. 6th European Symposium of Porcine Health Management. 2014. of cystoisosporosis in suckling piglets

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista