X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Dietas de baixa proteína suplementadas com aminoácidos cristalinos no desempenho de suínos em crescimento.

A redução da proteína bruta na dieta com a suplementação equilibrada de aminoácidos pode não afetar o desempenho dos suínos em crescimento e engorda.

27 Março 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Na produção de suínos, a proteína bruta (PB) da dieta é frequentemente elevada devido à utilização de bagaço de soja como principal fonte de proteína, o que resulta frequentemente num excesso de aminoácidos e no aumento da excreção de azoto, contribuindo para a poluição ambiental. As dietas com elevado teor de PB podem também afetar a saúde intestinal devido à fermentação das proteínas e estão a tornar-se mais caras devido às alterações climáticas e ao aumento da procura de bagaço de soja. As dietas com baixo teor de proteínas suplementadas com aminoácidos cristalinos oferecem uma solução, satisfazendo com exatidão as necessidades de aminoácidos e reduzindo os níveis de PB. No entanto, o impacto destas dietas no crescimento dos suínos continua a ser inconsistente e pode variar consoante a fase de crescimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o modo como a redução da PB com a suplementação de todos os aminoácidos essenciais afecta o desempenho de leitões desmamados, suínos em crescimento e suínos em fase de acabamento.

Métodos: Foram utilizados 90 suínos (45 machos castrados e 45 fêmeas) na fase de crescimento e 72 suínos (36 machos castrados e 36 fêmeas) na fase de acabamento. Os suínos, com pesos médios de 30,6 kg e 58,3 kg, foram distribuídos por três tratamentos alimentares com seis réplicas. Os tratamentos consistiram em três dietas em que a bagaço de soja foi substituída por milho e aminoácidos cristalinos, o que reduziu o nível de PB em 2% em relação aos limites superiores estabelecidos para cada fase de crescimento. Estes limites foram fixados em 16% de PB para ambas as fases, resultando em três tratamentos: 16% PB, 14% PB e 12% PB.

Resultados: A redução da concentração de PB na dieta não afectou o desempenho dos suínos na fase de crescimento, independentemente do tratamento. No entanto, na fase de engorda, a redução de PB diminuiu o consumo médio diário de ração entre as semanas 3 e 6, bem como no período total de 0 a 6 semanas. Não foram observados efeitos sobre o peso corporal, o ganho médio diário e a conversão alimentar.

Conclusão: A redução da proteína bruta na dieta, especialmente até 12%, parece ser uma opção viável nas fases de crescimento e de acabamento sem efeitos adversos no crescimento.

Cho I, Kong C. Growth performance of pigs fed low-protein diets supplemented with crystalline amino acids at different growth stages. Anim Biosci. 2025 Feb; 38(2): 316-324. https://doi.org/10.5713/ab.24.0339

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista