X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Efeito da suplementação com arginina, glutamina e uma combinação de ambas na dieta de porcas multíparas

A suplementação com L-arginina e L-Glutamina como estratégia alimentar para melhorar o desempenho em porcas em lactação multíparas.

2 Março 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

Apesar de serem considerados aminoácidos não essenciais, a suplementação com arginina (Arg) e glutamina (Gln) poderia ser considerada como uma opção para melhorar o desempenho da lactação das porcas reprodutoras. Devido ao seu importante papel em vários estados fisiológicos, estes aminoácidos poderiam ser capazes de evitar perda da condição corporal nas porcas e ajudar ao desenvolvimento dos leitões. O objectivo deste estudo era investigar se a suplementação com baixo nível de Arg ou Gln ou uma mistura de ambos poderia modificar os nutrientes presentes no leite e melhorar o crescimento dos leitões após o desmame. Para este fim, setenta e duas porcas multíparas foram distribuídas por quatro grupos: um grupo alimentado com uma dieta controle e três grupos de tratamento alimentados com a dieta controle suplementada com 0,35% Arg, 0,35% Gln ou ambos, desde o dia 108 de gestação até ao desmame no dia 26 de lactação. Imediatamente após o parto, foram realizadas adopções cruzadas com ninhadas de 13 leitões e monitorizadas durante 2 semanas após o desmame. Foram avaliados o estado corporal e o crescimento das ninhadas. Foram recolhidas amostras de colostro e leite para análise dos nutrientes. Foram determinadas concentrações de plasma de factor de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1) ao desmame em porcas e dois leitões representativos por ninhada.

Como resultado, a suplementação com Gln ou a combinação de Arg e Gln não teve qualquer efeito sobre os parâmetros estudados. A suplementação com Arg aumentou o peso ao desmame, enquanto diminuiu a variação de peso dos leitões 2 semanas após o desmame. Não houve correlação com o IGF-1 plasmático, uma vez que a hormona não foi alterada nem nas porcas nem nos leitões. A concentração de gordura colostral tendeu a aumentar no grupo Arg, enquanto as concentrações de proteínas, lactose, energia e poliamina não foram afectadas. As amostras de leite recolhidas nos dias 12 e 25 de lactação não foram influenciadas pelo tratamento dietético.

Os dados indicam que pode haver uma oportunidade, explicitamente no início da lactação, de intervenção dietética através da suplementação maternal com Arg.

Wessels AG, Simongiovanni A, Zentek J. Impact of dietary supplementation of l-Arginine, l-Glutamine, and the combination of both on nursing performance of multiparous sows. Translational Animal Science. 2023; 7(1): txac169. https://doi.org/10.1093/tas/txac169

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista