O desempenho dos animais em termos de crescimento depende de muitos factores, como a raça, a alimentação e, há alguns anos, os antibióticos. Atualmente, a utilização de antibióticos para o crescimento e a prevenção de doenças é proibida, pelo que é necessário investigar alternativas. Existem alternativas promissoras provenientes de plantas medicinais, que são consideradas seguras e eficazes na prevenção de doenças, na promoção do crescimento e na melhoria da qualidade dos produtos animais. O chá verde (Camellia sinensis) é uma variedade da planta do chá que contém compostos bioactivos e, quando suplementado na dieta, pode apresentar inúmeros benefícios para a saúde e efeitos sobre os parâmetros animais. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos dos subprodutos do chá verde (SBV) na dieta sobre alguns parâmetros sanguíneos, desempenho de crescimento e características de carcaça de suínos de engorda, bem como sobre a qualidade e composição nutricional da carne de porco. Cento e sessenta porcos de raça cruzada foram distribuídos por quatro tratamentos dietéticos. Os tratamentos alimentares foram uma dieta basal (controlo) e três dietas experimentais (GTBP8, GTBP16 e GTBP24) baseadas na dieta de controlo suplementada com subprodutos de chá verde a 8, 16 e 24 g/kg de ração. Os parâmetros estudados foram examinados durante o período experimental de 10 semanas.
Não foram observadas diferenças estatísticas no consumo médio diário de ração, no ganho médio diário e no rácio de conversão alimentar entre os diferentes tratamentos dietéticos. A espessura do toucinho diminuiu em função dos níveis de subprodutos do chá verde, mas não afectou outros parâmetros da carcaça. Os níveis de subprodutos de chá verde não influenciaram a qualidade da carne. No entanto, os suínos suplementados com subprodutos do chá verde apresentaram uma redução no teor de colesterol e um aumento na proteína bruta e no teor total de ómega-3 da carne de porco, em comparação com a dieta de controlo. Além disso, a suplementação dietética com subprodutos do chá verde diminuiu significativamente o colesterol plasmático e foram observadas tendências decrescentes no colesterol das lipoproteínas de baixa densidade e no azoto ureico.
A suplementação com até 24 g/kg de subprodutos de chá verde na dieta de suínos de engorda não prejudica o desempenho e resulta em carcaças mais magras e carne mais macia, além de ter efeitos positivos no metabolismo do colesterol e dos ácidos gordos.
Oanh NC, Thu CTT, Hong NT, Giang NTP, Hornick JL, Dang PK. Growth performance, meat quality, and blood characteristics of finisher crossbred pigs fed diets supplemented with different levels of green tea (Camellia sinensis) by-products. Veterinary World. 2023; 16(1): 27. www.doi.org/10.14202/vetworld.2023.27-34