O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o efeito da incorporação de Iodo na água de bebida sobre o crescimento dos leitões, incidência de diarreia e o aparecimento de problemas na cavidade bucal. Teorizámos que os leitões que iriam receber o tratamento desinfectante melhorariam o crescimento, reduziriam a incidência de diarreia e apresentariam menos problemas na cavidade bucal que os leitões do grupo controle. Para isto foram utilizados um total de 280 leitões desmamados os quais foram aleatoriamente distribuidos por uma das duas condições experimentais: controle ou tratamento (recebendo 1 ppm de Iodo na água de bebida, a qual estava disponível ad libitum). Os leitões foram pesados 3 vezes: às 24 h depois do desmame e às 3 e 6 semanas depois do desmame. Foram recolhidas amostras com zaragatoa de todas as chuchas, das linhas de água e foi realizado um pool das fezes recolhidas por curral. Foram também recolhidas amostras das porcas ao desmame. As amostras foram todas analisadas para determinar a presença de Salmonella y Escherichia coli. Nas 24 h seguintes a cada pesagem foi realizado m exame oral completo a cada leitão.
Não foram contabilizadas diferenças estatisticamente significativas nem no crescimento (P>0,05) nem nas condições orais (P>0,05) entre os grupos de teste durante o período analisado. Depois do desmame, todas as condições orais adversas aumentaram (lesões orais desde o desmame até à semana 6, aparecimento de manchas, caries desde o desmame até à semana 3, e gengivite desde a semana 3 até à semana 6; (P<0,05). Apenas a gengivite apresentou uma associação negativa ao peso do leitão. Apenas a partir de duas amostras fecais foi possível cultivar colónias de Salmonella, enquanto que tal não foi possível a partir das zargatoas dos bebedouros. Somente uma porca acusou positiva a Salmonella, foi recuperado E. coli O139:K82 e O157:K”V17 muito raramente a partir das zaragatoas dos bebedouros. Não foram registados casos de diarreia ao longo de todo o estudo.
A adição de um suplemento de Iodo na água de bebida em leitões recém desmamados não originou vantagens nem no crescimento nem na condição oral. As condições orais adversas aumentam a seguir ao desmame aparecem a gengivite associada a leitões com baixo peso.
AL Tucker, A Farzan, G Cassar, RM Friendship. 2011. Effect of in-water iodine supplementation on weight gain, diarrhea and oral and dental health of nursery pigs. The Canadian Journal of Veterinary Research, 75:292-297.