As porcas primíparas em lactação consomem menos ração do que as porcas multíparas, o que resulta numa ingestão insuficiente de energia e nutrientes, leva a uma perda de peso excessiva e ao stress oxidativo e compromete o ganho de peso dos seus leitões. Estratégias para aumentar a ingestão de energia, tais como aumentar a concentração energética da dieta ou melhorar a ingestão e digestibilidade das rações através da adição de aromatizantes e multienzimas, devem ser benéficas para o desempenho das porcas. O objectivo deste estudo era investigar como uma dieta de alta qualidade ou uma dieta com aromatizantes e multienzimas afecta a ingestão de ração, a digestibilidade dos nutrientes e a capacidade antioxidante das porcas lactantes e o crescimento da sua descendência. Para atingir este objectivo trinta porcas primíparas foram aleatoriamente distribuídas por três tratamentos desde o segundo dia de lactação até ao desmame (dia 21): controlo, com uma dieta basal; alta qualidade, com 200 kcal/kg de energia líquida a mais do que o controlo; ou a dieta de controlo suplementada com 500 mg/kg de aroma e 100 mg/kg de multienzimas.
Como resultado, as porcas alimentadas com dietas de alta qualidade ou sabor+multi-enzimas melhoraram o peso vivo dos leitões e o ganho médio diário de peso, o ganho de peso das ninhadas e a relação entre o crescimento dos leitões e a produção de leite. Em comparação com o controlo, os grupos de alta qualidade e sabor+multienzima aumentaram a digestibilidade do extracto etéreo, cinzas, fibra detergente neutra, fibra bruta e fósforo, e o grupo de alta qualidade também aumentou a digestibilidade da matéria seca, energia bruta, proteína bruta, fibra detergente ácida e ingestão de energia. Em comparação com o controlo, o grupo aroma+multienzimas reduziu o azoto ureico sérico e a aspartato aminotransferase e aumentou a superóxido dismutase, catálase e glutatião peroxidase, mas reduziu o malondialdeído no sobrenadante do lacteo.
Em conclusão, observou-se que tanto a alimentação com dietas de alta qualidade como dietas com aromatizantes e multienzimas melhoraram a digestibilidade da ração das porcas e, consequentemente, aumentaram o crescimento dos leitões. Além disso, a dieta aromatizada e multi-enzimática também melhorou a capacidade antioxidante e a saúde das porcas. Os dados sugerem que a suplementação dietética com aromatizantes e multienzimas pode ser mais promissora do que uma dieta de alta qualidade do ponto de vista sanitário e económico, uma vez que melhora a utilização de subprodutos de cereais e reduz assim a utilização de milho e soja.
Zhe L, Zhou R, Theil PK, Krogh U, Yang L, Zhuo Y, Lin Y, Xu S, Jiang X, Huang L, Che L, Feng B, Wu D, Fang Z. The Impact of Enhancing Diet Quality or Dietary Supplementation of Flavor and Multi-Enzymes on Primiparous Lactating Sows. Animals. 2022; 12(12): 1493. https://doi.org/10.3390/ani12121493