Os manano-oligossacáridos (MOS) foram identificados como um tipo de oligossacárido funcional com efeitos positivos sobre o crescimento dos leitões e sobre a imunidade. No entanto, há outros estudos que apresentam controvérsia sobre os seus possíveis efeitos. A informação sobre o efeito de suplementar MOS tanto em porcas como em leitões é escassa.
Neste estudo, foram avaliados os efeitos de suplementar MOS em porcas e/ou na sua ninhada, avaliando o rendimento e o estatuto imunitário. Foram distribuídas aleatoriamente sessenta porcas multíparas entre uma dieta controlo (sCON, n = 30) ou a mesma dieta acrescentando 400 mg/kg de MOS (sMOS, n = 30) entre o dia 86 de gestação e o desmame. Os leitões das porcas foram distribuídos dentro dos dois tratamentos aos 7 dias de idade oferecendo uma dieta basal para leitões (pCON) ou suplementada com 800 mg/kg de MSO (pMOS) durante 28 dias.
Os tratamentos experimentais não apresentaram nenhum efeito no número total de leitões nascidos totais ou vivos nem sobre o peso dos leitões ao nascimento. A concentração de imunoglobulinas no colostro e no leite não foram afectados pela suplementação com MOS na dieta da porca. No entanto, o intervalo entre o desmame e o cio nas porcas suplementadas com sMOS foi mais curto que o das alimentadas com sCON. O peso ao desmame e o ganho de peso pré-desmame dos leitões das porcas alimentadas com sMOS foi superior ao dos leitões sCON. Os leitões de sMOS apresentaram concentrações séricas mais altas para imunoglobulina A (IgA), imunoglobulina G (IgG), complemento 3 (C3), complemento 4 (C4) e lisozima (LYZ) ao desmame, assim como C3 e LYZ no dia 35 de idade. O tratamento dietético pMOS melhorou o aumento de peso pré e pós-desmame e aumentou as concentrações séricas de IgA e IgG ao desmame, assim como também C3, LYZ e C4 ao dia 35 de idade. A suplementação das dietas para porcas no final da gestação e durante a lactação apresentou efeitos positivos ao reduzir o intervalo desmame-cio e melhorar o crescimento e a imunidade dos leitões antes do desmame. Após o desmame, a suplementação de MOS na dieta dos leitões também favoreceu positivamente o crescimento do leitão e a imunidade não específica pós-desmame.
Em conjunto, a suplementação com MOS nas dietas para porcas e leitões pode ter um efeito aditivo no crescimento e no estado imunitário dos leitões lactantes e desmamados.
Duan, X. D., Chen, D. W., Zheng, P., Tian, G., Wang, J. P., Mao, X. B., Yu, J., He, J., Li, B., Huang, Z. Q., Ao, Z. G., Yu., B. (2016). Effects of dietary mannan oligosaccharide supplementation on performance and immune response of sows and their offspring. Animal Feed Science and Technology, 218, 17-25. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2016.05.002