X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação com zinco no crescimento e na composição corporal de suínos de engorda sujeitos a stress térmico

As recomendações actuais de zinco podem não otimizar o crescimento dos porcos de engorda em condições de termoneutralidade e de stress térmico.

1 Agosto 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O stress térmico afecta significativamente a produção animal em todo o mundo e é agravado pelas alterações climáticas. Os porcos de engorda são particularmente afectados, apresentando um menor consumo de ração, um crescimento mais lento, pesos de mercado mais baixos e uma maior deposição de gordura. A suplementação com zinco (Zn) pode atenuar estes efeitos, embora a sua eficácia varie consoante a fonte de Zn. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes fontes e níveis de Zn em porcos de engorda sujeitos a stress térmico cíclico de longa duração.

Métodos: Seiscentos porcos de raça cruzada foram alojados em condições de stress térmico neutro ou cíclico durante 70 dias. Os porcos sujeitos a stress térmico foram submetidos a temperaturas mais elevadas, simulando o calor do verão com ondas de calor agudas intermitentes. O estudo utilizou um desenho fatorial 2 × 6, com dois ambientes (stress térmico versus termoneutralidade) e seis suplementos alimentares de Zn: (1) 50 mg/kg de ZnO, (2) 130 mg/kg de ZnO, (3) 50 mg/kg de Zn orgânico, (4) 50 mg/kg de ZnO + 40 mg/kg de Zn orgânico, (5) 50 mg/kg de ZnO + 60 mg/kg de Zn orgânico e (6) 50 mg/kg de ZnO + 80 mg/kg de Zn orgânico. O peso e o consumo de ração dos suínos foram monitorizados e foram efectuadas ecografias para medir a área muscular do lombo, a gordura do dorso e a percentagem de carne magra.

Resultados: Os resultados mostraram que os suínos sujeitos a stress térmico tiveram um ganho médio diário e um consumo de ração inferiores. Uma interação dieta-ambiente revelou que algumas misturas de Zn atenuavam os efeitos negativos do stress térmico no desempenho do crescimento. Especificamente, uma mistura de fontes de Zn a 50-60 mg/kg melhorou o ganho médio diário sob stress térmico.

Conclusão: O estudo sugere que a recomendação do NRC de 50 mg/kg de Zn pode ser insuficiente para otimizar o desempenho do crescimento em suínos em acabamento, tanto em condições de termoneutralidade como de stress térmico.

Mills KM, Mahoney JA, Duttlinger AW, Elefson SK, Radcliffe JS, Rambo ZJ, Richert BT. Effect of chronic cyclic heat stress and supplemented inorganic and organic zinc source levels on grow-finish pig growth performance and estimated body composition. Translational Animal Science. 2024; 8: txae029. https://doi.org/10.1093/tas/txae029

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista