Vários dadores de metilo são nutrientes essenciais fornecidos unicamente através da dieta. Estudos anteriores mostraram que as dietas de gestação complementadas com dadores de metilo melhoraram a capacidade antioxidante das porcas e dos seus leitões e afectaram a metilação do ADN dos genes da desidrogenase láctica e do glicogénio sintetase no músculo de leitões e suínos de engorda. Contudo, poucos estudos têm analisado a relação entre a suplementação materna com dadores de metilo e as características de crescimento e desenvolvimento dos leitões, bem como os possíveis mecanismos subjacentes a essas alterações. Por conseguinte, o objectivo deste estudo era determinar se a suplementação com dadores de metilo durante a gestação, lactação ou período pós-desmame afecta a performance do crescimento e a qualidade da carne de suínos de engorda, e se as características das fibras musculares e/ou capacidade antioxidante são modificadas durante este processo. Para tal, vinte e quatro porcas foram distribuídas entre uma dieta de controlo ou dieta suplementada por dadores de metilo durante a gestação e a lactação. Quarenta e oito leitões fêmeas da descendência foram alimentados com a dieta de controlo ou suplemento de dador de metilo, desde o desmame até aos 6 meses de idade, resultando em quatro grupos de estudo (seis ninhadas por grupo): controlo/controlo, controlo/dador de metilo, dador de metilo/controlo e dador de metilo/dador de metilo.
Os resultados mostraram que a suplementação materna com dador de metilo aumentou o ganho médio diário, peso, percentagem de carne magra e longíssimos dorsi da prole no dia 180, e incrementou cadeia pesada de miosina IIx, a diferenciação miogénica e os níveis de ARNm do factor regulador 4 no músculo longissimus dorsi. Por outro lado, a descendência suplementada com dadores de metilo maternos mostrou um pH superior 24h pós-mortem e actividade de superóxido dismutase e uma menor luminosidade relativa, potencial glicolítico, conteúdo de malonaldeído no músculo longissimus dorsi e concentração de homocisteína plasmática.
A suplementação materna com dadores de metilo tem um efeito significativo no desempenho de crescimento, características da carcaça e qualidade da carne da descendência, que está associada a um aumento dos níveis de expressão dos genes miogénicos e da capacidade antioxidante.
Zhao Y, Jin C, Xuan Y, Zhou P, Fang Z, Che L, Xu S, Feng B, Li J, Jiang X, Wu D. Effect of maternal or post‐weaning methyl donor supplementation on growth performance, carcass traits, and meat quality of pig offspring. Journal of the Science of Food and Agriculture. 2019; 99(5): 2096-2107. https://doi.org/10.1002/jsfa.9402