O desmame é um período stressante na vida dos leitões, que geralmente resulta em menor rendimento de crescimento e maior presença de diarreias. No passado, eram usadas grandes quantidades de antibióticos na ração para reduzir os efeitos desse stresse no momento do desmame.
No entanto, actualmente, é possível biossintetizar óleos essenciais e usá-los como possíveis substitutos antibióticos. Neste contexto, o óleo da árvore do chá (TTO) demonstrou ter funções anti-inflamatórias e antitumorais. Além disso, estudos anteriores mostraram que o TTO pode reduzir a diarreia e melhorar o rendimento do crescimento em leitões desmamados.
Portanto, o objectivo do presente estudo foi determinar os efeitos do TTO na imunidade da mucosa intestinal de leitões desmamados.
Para tanto, 90 leitões desmamados, com 21 dias de idade (6,73 ± 0,12 kg), foram distribuídos aleatoriamente por 5 tratamentos: (i) grupo controlo (CON), alimentado com dieta basal; (ii) uso de antibióticos (ANT), dieta suplementada com antibióticos; ou (iii) grupos suplementados com TTO em níveis baixos, (iv) médios e (v) altos (LTO, MTO e HTO), alimentados com 50, 100 ou 150 mg / kg de TTO adicionado às dietas, respectivamente.
Como resultado, após 21 dias de estudo, a suplementação de TTO aumentou o IMD e foi observada uma tendência para aumentar o GMD dos leitões desmamados. Os tratamentos com TTO melhoraram o comprimento das vilosidades do jejuno e a relação vilosidade / cripta dos três segmentos do intestino delgado. A suplementação com TTO também aumentou o conteúdo de IL-2 no jejuno e no íleo, IL-10 no jejuno e interferon-γ no íleo. A expressão génica de IL-1β e IL-10 no jejuno e o factor de necrose tumoral α e occludina no íleo foram regulados para cima sob tratamentos TTO. A suplementação com TTO também aumentou a expressão génica das proteínas de choque térmico (Hsp) 60, Hsp70 e Hsp90. Além disso, a suplementação com TTO activou a sinalização Notch2 no intestino delgado. Embora a suplementação com ANT também tenha melhorado o desenvolvimento intestinal, aumentado a secreção de citocinas, aumentado a expressão génica de proteínas de ligação e activado a expressão génica da sinalização de Notch2, o TTO apresentou melhores resultados.
Em conclusão, a suplementação com TTO pode melhorar a imunidade da mucosa intestinal de leitões desmamados, com melhores efeitos que os antibióticos, provavelmente devido à activação da sinalização Notch2.
Dong, L., Liu, J., Zhong, Z., Wang, S., Wang, H., Huo, Y., ... & Yu, L. (2019). Dietary tea tree oil supplementation improves the intestinal mucosal immunity of weanling piglets. Animal Feed Science and Technology, 255, 114209. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2019.114209