X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O ácido indole-3-propiónico estimula o crescimento e ajuda a prevenir a diarreia, promovendo o equilíbrio antioxidante e reduzindo a inflamação intestinal nos leitões desmamados.

A suplementação com ácido indole-3-propiónico em leitões desmamados pode melhorar o crescimento e a saúde intestinal.

20 Fevereiro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O desmame é uma fase crítica para os leitões, frequentemente marcada por stress, restrição alimentar e distúrbios intestinais, que podem levar a inflamação, diarreia e atraso no crescimento. O ácido indole-3-propiónico (IPA) tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ser benéficas para leitões desmamados com sistemas imunitários pouco desenvolvidos. O estudo explora o impacto da suplementação com IPA no desempenho do crescimento, no stress oxidativo e na resposta inflamatória em leitões desmamados.

Métodos e resultados: Foram realizadas duas experiências para testar a eficácia do IPA na redução da probabilidade de diarreia pós-desmame. Na experiência 1, 90 leitões desmamados foram divididos em seis grupos (5 celas por grupo, 3 porcos por cela), tendo cada grupo recebido uma dieta basal contendo quantidades variáveis de IPA (0, 50, 100, 200, 400 ou 600 mg/kg) durante 42 d. Os leitões alimentados com as dietas contendo 50, 100 e 200 mg/kg de IPA apresentaram taxas de conversão alimentar reduzidas em comparação com os leitões de controlo.

Em particular, os tratamentos com 50 e 100 mg/kg de IPA reduziram significativamente a incidência de diarreia e o teor de interleucina (IL)-6 no soro. Em contrapartida, uma dose elevada de 600 mg/kg de IPA resultou num aumento do teor de fator de necrose tumoral (TNF)-α e IL-6 no soro. Foram observados benefícios antioxidantes óptimos com a suplementação de 100 mg/kg de IPA, que reduziu significativamente os níveis de malondialdeído, melhorando simultaneamente a capacidade antioxidante total do soro e a atividade total da superóxido dismutase no dia 14.

A experiência 2 investigou os efeitos do IPA sobre um desafio de lipopolissacárido (LPS) em leitões desmamados. Um total de 32 leitões desmamados foi distribuído por 4 grupos, com 8 celas por grupo e 1 leitão por cela: um grupo de controlo, um grupo desafiado com LPS, um grupo desafiado com LPS suplementado com 100 mg/kg de IPA e um grupo suplementado com 100 mg/kg de IPA.

Após a administração de LPS ou injeção de soro fisiológico, os resultados indicaram que a suplementação dietética com IPA em leitões desafiados melhorou a relação entre a altura das vilosidades e a profundidade da cripta, modulou a expressão relativa do ARNm de IL-8 e IL-22 e aumentou a expressão relativa do ARNm da proteína da junção estreita claudina-1 na mucosa intestinal.

Conclusão: Conclui-se que a incorporação de ácido indol-3-propiónico na dieta de leitões desmamados pode melhorar eficazmente a sua saúde e desenvolvimento.

Ming D, Xu X, Jiang X, Li Y, Sun W, Xiang J, Huang M, Pi Y, Li X. Indole-3-propionic acid enhances growth performance and reduces diarrhea via modulating redox status and intestinal inflammation in weaned piglets. Anim Nutr. 2024 Sep 26;19:240-247. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2024.08.004

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista