X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Suplementação com aditivos microbianos: efeitos sobre o rendimento do crescimento, metabolitos sanguíneos, microflora fecal e caraterísticas da carcaça em suínos em crescimento e em acabamento

A suplementação da dieta com um aditivo microbiano pode melhorar o rendimento e a saúde intestinal dos suínos em crescimento e em fase de acabamento.

3 Abril 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O uso excessivo de antibióticos é uma preocupação de saúde pública e há necessidade de explorar estratégias alimentares baseadas em probióticos que melhorem o rendimento do crescimento, o sistema imunitário e a microflora fecal.

Este estudo teve como objectivo avaliar os efeitos de aditivos microbianos que produzem enzimas antimicrobianas e digestivas no rendimento de crescimento, metabólitos sanguíneos, microflora fecal e caraterísticas de carcaça em suínos em crescimento e engorda.

Métodos: foram utilizados um total de 180 suínos em crescimento e acabamento (Landrace × Yorkshire × Duroc, de ambos os sexos, com 14 semanas de idade, com 58,0 ± 1,00 kg), distribuídos por um de três grupos com três réplicas por tratamento (20 suínos por réplica) durante 60 dias de adaptação e 7 dias de recolha de amostras. Os tratamentos dietéticos incluíram 0, 0,5 e 1,0% de aditivos microbianos na dieta basal. Foram registados os pesos dos suínos, recolhidas amostras de sangue, analisado o microbiota fecal e avaliadas as caraterísticas da carcaça.

Resultados: quanto ao rendimento do crescimento, não foram observadas diferenças nos pesos iniciais e finais entre os tratamentos com aditivos microbianos, excepto no que se refere ao consumo médio diário de ração, ao ganho médio diário e à eficiência alimentar. Em relação aos metabolitos do sangue e à microflora fecal, os níveis de imunoglobulina G (IgG), azoto ureico no sangue, glicose no sangue e contagem de bactérias lácticas fecais aumentaram linearmente com o aumento dos níveis de aditivos microbianos, enquanto a contagem de E. coli fecal diminuiu linearmente. No entanto, não foram observados efeitos nas hormonas de crescimento ou na Salmonella. A qualidade da carcaça melhorou com a inclusão do aditivo microbiano. Além disso, as caraterísticas da carcaça não foram afectadas pelos aditivos microbianos na dieta.

Conclusão: suplementação dietética com 1,0 % de aditivo microbiano melhorou o ganho médio diário, a eficiência alimentar, o teor de IgG e a microflora fecal em suínos em crescimento e engorda.

Lee HJ, Choi BG, Joo YH, Baeg CH, Kim JY, Kim DH, Lee S, Kim SC. The Effects of Microbial Additive Supplementation on Growth Performance, Blood Metabolites, Fecal Microflora, and Carcass Characteristics of Growing–Finishing Pigs. Animals. 2024; 14(9): 1268. https://doi.org/10.3390/ani14091268

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista