O objectivo deste estudo foi determinar se o suplemento oral de leitões com coalho aumenta a absorção das imunoglobulinas e, em consequência, as concentrações de globulina sérica nos leitões.
Para isso, compararam-se as concentrações de imunoglobulina sérica nos leitões nascidos de partos induzidos e partos não induzidos de porcas multíparas (MP) e primíparas (PP). Foram utilizadas um total de 20 porcas MP e 20 porcas PP, induzindo em parto metade das fêmeas MP e PP mediante injecção com prostaglandina F2α. Os leitões foram, por sua vez, colocados em um de três grupos: sem suplemento, suplemento oral com coalho e suplemento oral com solução salina duas vezes durante as suas primeiras 12 horas de vida. Foram recolhidas amostras de sangue de cada leitão às 48 e 72 horas de vida.
Não foram detectadas diferenças significativas nas concentrações de globulina sérica entre os leitões suplementados ou não, com coalho procedentes de porcas PP ou MP induzidas ou não induzidas.
Segundo os resultados deste estudo, o suplemento oral de coalho não incrementa as concentrações de globulina sérica do leitão.
Jenvey CJ, Van Wettere WHEJ, Reichel MP, et al. Investigation of the impact of oral rennet supplementation on serum globulin concentration in neonatal piglets. J Swine Health Prod. 2014;22(6):282–286.