O crescente número de bactérias resistentes aos antibióticos significa que há uma necessidade urgente de desenvolver alternativas naturais e seguras aos antibióticos. A literatura disponível indica que a suplementação dietética com compostos probióticos e berberina (CPB) poderia regular a microbiota intestinal, bem como melhorar o rendimento de crescimento e a imunidade intestinal, o que pode ter grande valor potencial para seu desenvolvimento e aplicação na produção animal.
O objectivo deste estudo foi investigar os efeitos da suplementação dietética de CPB no rendimento de crescimento, digestibilidade de nutrientes, parâmetros bioquímicos séricos e microflora fecal em leitões desmamados.
Um total de 200 leitões com 35 dias de idade foram distribuídos aleatoriamente em 5 grupos, 4 parques em cada grupo e 10 leitões em cada parque. O grupo A foi alimentado com dieta basal (controlo), o grupo B recebeu suplementação com antibióticos e óxido de zinco, os grupos C, D e E receberam suplementação com 0,06%, 0,12% e 0,18% de CEC, respectivamente. O período experimental durou 42 dias. Foram recolhidas amostras de sangue e fezes de 3 e 5 leitões castrados, respectivamente, em cada grupo no final da experiência.
Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas no consumo médio diário de ração (DMC), no ganho médio diário (GMD) e no índice de conversão (IC) entre os cinco grupos. No entanto, as taxas de mortalidade, diarreia e rejeição no grupo controlo foram maiores em comparação com os outros grupos. A CPB aumentou a digestibilidade proteica e o teor de IgG sérico, enquanto diminuiu o teor de nitrogénio ureico e a actividade da fosfatase alcalina. A análise da microbiota fecal mostrou um aumento na abundância relativa de Bacteroides e Firmicutes, enquanto a abundância relativa de agentes patogénicos oportunistas como Spirochaetae e Protebacteria foi drasticamente reduzida nos leitões suplementados com CPB ou antibióticos, em comparação ao grupo controlo. Além disso, a suplementação com CPB aumentou a abundância relativa de Prevotella_9, Megasphaera e Prevotella_2, enquanto diminuiu a abundância relativa de Prevotellaceae_NK3B31_group. A análise de correlação revelou que houve uma boa correlação entre os índices séricos e a microbiota fecal.
Em conclusão, a CPB pode ser uma alternativa promissora aos antibióticos para melhorar a saúde e a imunidade dos leitões, reduzindo a mortalidade por alterar positivamente a microbiota intestinal.
Xu X, Yang C, Chang J, Wang P, Yin Q, Liu C, Gao T, Dang X, Lu F. Dietary supplementation with compound probiotics and berberine alters piglet production performance and fecal microbiota. Animals. 2020; 10(3): 511. https://doi.org/10.3390/ani10030511