As enzimas endógenas são capazes de degradar polissacarídeos não amiláceos que estão naturalmente presentes em ingredientes de origem vegetal usados em dietas para suínos. Estas enzimas endógenas são activadas quando entram em contato com a água e, portanto, tem sido sugerido demolhar a ração antes da alimentação como uma estratégia para aumentar a digestibilidade dos nutrientes nos porcos.
No entanto, a alimentação líquida pode ter consequências negativas, como o aumento da degradação bacteriana de aminoácidos essenciais livres durante a preparação e a alimentação, o que requer uma consideração particular ao usar esses sistemas.
É provável que demolhar a fracção de cereal de uma dieta líquida antes da alimentação (Cdemolhado) e/ou suplementar com enzimas carbohidrases (ENZ) ajude a modular tanto as populações microbianas da ração como as intestinais e melhorar a eficiência alimentar nos porcos.
Portanto, foi colocada a hipótese de que demolhar o componente cereal da dieta com ou sem suplementação ENZ modularia a microbiota da ração, afectando favoravelmente a microbiota intestinal e, como consequência, melhoraria o crescimento e a eficiência alimentar dos porcos em crescimento.
Para testar esta hipótese, um total de 392 porcos de engorda, com um peso médio de 33,4 kg, foram aleatoriamente colocados em 4 tratamentos num esquema fatorial 2 × 2 por 70 dias, da seguinte forma: (1) alimentação líquida fresca (Fresco); (2) alimentação líquida com cereais demolhados (Molho); (3) Fresca + ENZ e (4) Molho + ENZ. Foram determinadas a digestibilidade dos nutrientes, crescimento dos porcos, eficiência alimentar, produção intestinal de ácidos gordos voláteis (AGV) e composição bacteriana.
Como resultado, foi encontrada uma interacção entre ENZ e Cdemolhado para o ganho médio diário (GMD) durante a fase de crescimento (dias 0 a 21) onde os porcos alimentados con Molho + ENZ tiveram uma GMD mais alta que os porcos alimentados com Fresco + ENZ. Posteriormente, não foi encontrado o efeito do tratamento para o GMD. A suplementação com enzimas aumentou a digestibilidade total de nutrientes do tracto e reduziu as concentrações de AGV cecais, mas não melhorou o crescimento dos porcos nem a eficiência alimentar. Tanto Cdemolhado como ENZ modularam a composição de microbiota intestinal, aumentando a abundância de taxons bacterianos correlacionados negativamente com o crescimento dos porcos e reduzindo a abundância de taxons correlacionados positivamente com o crescimento dos porcos e a concentração de butirato cecal.
Em conclusão, ambas as estratégias (Cdemolhado e ENZ) melhoraram a digestibilidade dos nutrientes nos porcos e modularam a composição da microbiota intestinal.
Torres-Pitarch A, Gardiner GE, Cormican P, Rea M, Crispie F, O’Doherty JV, Cozannet P, Ryan T, Lawlor PG. Effect of cereal soaking and carbohydrase supplementation on growth, nutrient digestibility and intestinal microbiota in liquid-fed grow-finishing pigs. Scientific Reports. 2020; 10(1): 1-15. https://doi.org/10.1038/s41598-020-57668-6