Os produtores pecuários têm dificuldades em recuperar o seu investimento em tamanhos de ninhada maiores, pois isso leva a uma maior heterogeneidade, menor resistência e maior risco de mortalidade da ninhada. Os oligossacarídeos dietéticos administrados à porca demonstraram ser benéficos no rendimento da ninhada. No entanto, os efeitos dos frutooligossacáridos de cadeia curta (scFOS) na saúde intestinal e no rendimento dos leitões quando suplementados com scFOS exclusivamente durante a sua lactação não foram estudados.
Portanto, o objectivo do presente estudo foi investigar o efeito da suplementação de scFOS (1 g / dia) em leitões de baixo peso ao nascer (BPN, quartil inferior), normal (NPN, dois quartis intermediários) e alto (APN , quartil superior) desde o nascimento até 7 ou 21 dias de idade. Os parâmetros de rendimento, o microbioma intestinal e o perfil de ácidos gordos de cadeia curta das fezes e o conteúdo digestivo foram avaliados ao nascimento (d 0), d 7, desmame (d 21,5) e 2 semanas pós-desmame (d 36 , 5). No dia 36,5 foram analisados parâmetros adicionais que reflectem a saúde intestinal (morfologia e integridade intestinal, sistema imunitário da mucosa) .
Como resultado, a maioria dos parâmetros mudou com a idade ou diferiu com o peso de nascimento do leitão. A suplementação com ScFOS aumentou o peso dos leitões lactentes NPN em 1 kg e reduziu a taxa de mortalidade pós-desmame em 100%. Não foram observadas diferenças significativas no nível de IgG, composição da microbiota e actividade fermentativa entre os grupos de tratamento. Além disso, a integridade intestinal, conforme determinada pela permeabilidade intestinal e capacidade regenerativa, foi semelhante entre os grupos de tratamento. Da mesma forma, a arquitectura intestinal (comprimento das vilosidades, profundidade da cripta) não foi afectada pela suplementação com scFOS. A densidade de linfócitos intraepiteliais e os perfis de expressão (qPCR em tempo real) para genes relacionados com o sistema imunitário (IL-10, IL-1ß, IL-6, TNFα e IFNγ) foram utilizados para avaliar a imunidade da mucosa. Apenas a expressão de IFNγ foi incrementada em leitões que receberam scFOS durante 7 dias.
Em conclusão, a melhoria de peso e a redução da mortalidade pós-desmame observada nos leitões suplementados sugerem que scFOS tem um impacto positivo na saúde e na resistência dos leitões. No entanto, ainda não são conhecidas as vias de acção para estes efeitos e é necessária mais investigação do seu potencial para melhorar outros parâmetros de rendimento.
Ayuso M, Michiels J, Wuyts S, Yan H, Degroote J, Lebeer S, Le Bourgot C, Apper E, Majdeddin M, Van Noten N, Vanden Hole C, Van Cruchten S, Van Poucke M, Peelman L, Van Ginneken C. Short-chain fructo-oligosaccharides supplementation to suckling piglets: Assessment of pre-and post-weaning performance and gut health. PloS one. 2020; 15(6): e0233910. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0233910