O rotavírus A é uma causa importante de diarreia aguda em leitões neonatos, resultando em mortalidade significativa, morbilidade, redução de desempenho e perdas económicas. As estratégias de vacinação anteriores concentraram-se na indução de imunidade activa e passiva, mas sem muito sucesso. Os galactooligossacarídeos prebióticos disponíveis comercialmente são semelhantes aos do leite de mamíferos e estimulam o desenvolvimento da microbiota e do sistema imunitário nos recém-nascidos. O objectivo do presente estudo era determinar se a suplementação alimentar com galactooligosacarídeos durante a gestação poderia melhorar a imunidade, reduzir a infecção por rotavírus e modular a microbiota em porcas e os seus leitões neonatais num ambiente de exploração agrícola comercial com o desafio confirmado de rotavírus endémico natural. Num ensaio aleatório controlado, as porcas do grupo de controlo receberam uma dieta de lactação sem suplemento e as porcas do grupo experimental receberam uma dieta de lactação com 30 g/dia de galactooligossacarídeos adicionados diariamente à ração, sete dias antes da parição. Foram colhidas amostras de colostro das porcas 24 horas após a parição e testadas para anticorpos específicos de rotavírus. Foram colhidas amostras de fezes das porcas e leitões três dias após a parição, testadas para o rotavírus A por qPCR e a composição do microbioma foi avaliada por sequenciação do gen 16s rRNA.
Como resultado, a suplementação com galactooligossacarídeos durante a gestação aumentou significativamente a IgG e IgA específica de rotavírus no colostro das porcas e reduziu o número de amostras de fezes de leitões com rotavírus positivo. A abundância de potenciais agentes patogénicos Treponema e Clostridios foi maior em amostras fecais de porcas não suplementadas com galactooligossacarídeos, nos seus leitões e em amostras positivas ao rotavírus.
Este estudo demonstra que a suplementação com galactooligossacarídeos durante a gestação aumenta significativamente a IgG e IgA específica de rotavírus no colostro das porcas, reduzindo assim a infecção neonatal por rotavírus suprimindo potenciais bactérias patogénicas em porcas lactantes e leitões neonatais.
Lee A, Liang L, Connerton PL, Connerton IF, Mellits KH. Galacto-oligosaccharides fed during gestation increase Rotavirus A specific antibodies in sow colostrum, modulate the microbiome, and reduce infectivity in neonatal piglets in a commercial farm setting. Frontiers in Veterinary Science. 2023; 10. https://doi.org/10.3389/fvets.2023.1118302