Níveis elevados de ácidos biliares no soro materno no final da gestação estão associados a um risco acrescido de mortalidade fetal e de doenças metabólicas na descendência. Foi confirmado que as alterações dos ácidos biliares e os danos oxidativos estão intimamente relacionados e que o garcinol é um excelente extrato vegetal antioxidante. O presente estudo foi realizado para avaliar os efeitos da suplementação dietética com garcinol no final da gestação sobre o metabolismo dos ácidos biliares e o desempenho das porcas.
Métodos: Sessenta porcas (Duroc × Yorkshire × Landrace; segundo ou terceiro parto; n = 20) com perturbações do metabolismo dos ácidos biliares foram divididas aleatoriamente em três grupos: dieta de controlo (dieta basal), dieta basal com 200 mg de garcinol e dieta basal com 600 mg de garcinol por kg de ração.
Resultados: O garcinol não teve qualquer efeito no peso e na espessura do toucinho das porcas, mas reduziu significativamente a mortalidade e o número de ninhadas fracas. Além disso, a contagem de glóbulos brancos, a superóxido dismutase, a glutationa peroxidase e a atividade da catalase no plasma das porcas foram mais elevadas nos grupos do garcinol em comparação com o grupo de controlo, enquanto o teor de malondialdeído diminuiu. A suplementação dietética com garcinol aumentou as imunoglobulinas A e G no plasma e no colostro das porcas, em comparação com o grupo de controlo. Além disso, a matéria seca colostral, as cinzas e o extrato etéreo colostral foram semelhantes entre os grupos, enquanto o garcinol aumentou a proteína bruta colostral. A digestibilidade aparente total dos nutrientes no trato alimentar foi semelhante entre os tratamentos. O tratamento com garcinol induziu uma diminuição gradual da expressão de genes envolvidos na síntese de ácidos biliares (CYP7A1, CYP8B1), na absorção de ácidos biliares (NTCP, OATP1A2), na secreção de ácidos biliares (BSEP e MRP2), na desintoxicação de ácidos biliares (SULT2A1) e no efluxo de ácidos biliares para a circulação sanguínea (OSTβ).
Conclusão: Conclui-se que as porcas suplementadas com garcinol no final da gestação atenuaram as perturbações do metabolismo dos ácidos biliares e melhoraram o desempenho das porcas, o estado antioxidante e o teor de proteínas colostrais, demonstrando que a nutrição com extractos naturais de plantas é promissora para porcas com perturbações do metabolismo dos ácidos biliares.
Wang, T., Huang, L., Xia, C., Zhou, Y., Yao, W., Zhang, L., & Huang, F. (2023). Dietary supplementation with garcinol during late gestation alleviates disorders of bile acid metabolism and improves the performance of sows and newborn piglets. Journal of Animal Science, 101, skad352. https://doi.org/10.1093/jas/skad352